Crianças são flagradas no porta-malas de carro a caminho de escola na Bahia
Crianças estavam sendo transportadas no porta-malas de um veículo utilizado pelo município de Serra Preta
Crianças da rede municipal de Serra Preta, na Região Metropolitana de Feira de Santana, foram flagradas sendo transportadas no porta-malas de um veículo utilizado pelo município. O episódio ocorreu na quinta-feira (11), enquanto os estudantes seguiam para a Escola Municipal Papa João Paulo, no povoado de Bravo, zona rural da cidade.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, além de crianças acomodadas irregularmente no porta-malas, é possível ver outros alunos sendo levados sem cinto de segurança e até no colo de colegas.

A Secretaria Municipal de Educação informou o motorista responsável já foi notificado, e o veículo utilizado no transporte dos alunos teve suas atividades suspensas.
O transporte inadequado de crianças, além de representar grave risco à integridade dos estudantes, configura infração gravíssima de trânsito. A penalidade prevista é multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Confira a nota na íntegra
"A Secretaria Municipal de Educação informa que tomou conhecimento, somente neste momento, de um vídeo que registra o transporte de estudantes em condições manifestamente inadequadas, destoando dos padrões de segurança, conforto e regularidade exigidos pela legislação aplicável e pelas normas internas desta Pasta e da Administração Municipal.
Cumpre esclarecer que tal ocorrência não reflete as diretrizes, protocolos e requisitos legais que regem o serviço de transporte escolar no Município. Assim que o fato chegou ao conhecimento desta Secretaria, foram imediatamente determinadas as providências administrativas cabíveis, com vistas à apuração rigorosa das responsabilidades, à verificação do estrito cumprimento contratual e à adoção das medidas corretivas necessárias para evitar a repetição de episódios semelhantes.
Comunicamos, ainda, que o contratado foi formalmente notificado a suspender, de imediato, a execução dos serviços, até a conclusão das apurações e a plena verificação de conformidade com as obrigações legais e contratuais.
Reafirmamos nosso compromisso institucional com a legalidade, a segurança, o bem-estar e o respeito a todos os estudantes da rede municipal. Qualquer conduta que viole as normas vigentes, comprometa a integridade dos alunos ou contrarie os padrões de qualidade estabelecidos será tratada com o devido rigor e prontamente saneada."

Decreto regulamenta atividade dos transportadores escolares
Um novo decreto que regulamenta a atividade dos transportadores escolares na capital baiana será assinado, em maio deste ano, pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante solenidade no Palácio Thomé de Souza.
A atividade é de essencial importância na área da educação, inclusive, recentemente, o governo federal destinou verba pública para atender ao setor, através do do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Foram destinados R$ 500 milhões para a aquisição de 1000 veículos novos, para 1000 cidades diferentes.
Transporte Escolar Regulamentado
No início do mês de julho, após o recesso de São João e a chegada do segundo semestre letivo, a Semob reforçou a importância para pais e responsáveis de matricular seus dependentes em veículos de transportes escolares regulados e fiscalizados. Essa preocupação e cuidado visa evitar riscos à segurança das crianças, referente ao uso de transportes clandestinos ou não credenciados.
Infelizmente, casos de crimes envolvendo condutores de transporte escolar já aconteceram na Bahia. Há pouco mais de uma ano, em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, um suspeito de estuprar e torturar uma criança de 7 anos, no município, era motorista do sistema. Segundo a polícia, a vítima, que hoje tem 16 anos, sofreu abuso sexual dos sete aos dez.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).