Salvador abre espaço infantil gratuito unindo natureza e brincadeiras
Salvador abre espaço infantil gratuito que une natureza, cultura e brincadeiras; entrada não precisa de agendamento
Por Laraelen Oliveira.
O Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), no Bonfim, em Salvador, foi inaugurado no final de outubro deste ano e tem se tornado palco de valorização da natureza e aprendizado. O Mundo Encantado da Criança é voltado para crianças de todas as idades, seus familiares e cuidadores, recebendo moradores, grupos escolares e turistas com entrada gratuita, de quarta a sábado, das 9h às 17h e domingo, das 10 às 14h. Não é necessário.

O local tem o objetivo de estimular a imaginação, a arte e o desenvolvimento integral, integrando educação, cultura e natureza. A estrutura conta com:
-
Casa do Brincar, exposição constante de brinquedos da artista baiana Lydia Hortélio;
-
Bebeteca, dedicada ao contato das crianças com a literatura desde os primeiros anos;
-
Jardins sensoriais;
-
Boquinha de Brasa, para oficinas, apresentações artísticas e encontros;
-
Sala Imersiva, que oferece uma experiência sensorial dentro da Mata Atlântica;
A estrutura do espaço oferece acessibilidade com o uso de madeira, substituindo o plástico, banheiros acessíveis com trocadores e mobiliário adaptado à altura das crianças reforçam o caráter inclusivo do espaço.
Espaços criativos e coloridos
A escadaria colorida que leva ao pavimento inferior do local tem sido usado como cenário para fotos, com desenhos de animais da Mata Atlântica, personagens do folclore brasileiro e o mar, seguindo até a Baía de Todos-os-Santos.
Já na sala de exposição de Lydia Hortélio reúne brinquedos tradicionais, como pipas, piões, panelas de barro, bonecas e carrinhos, todos na altura das crianças, além de um quadro para escrever e desenhar a giz.

O Mundo Encantado da Criança tem uma área verde de 13,8 mil metros quadrados, com leiras e viveiros de mudas, que podem ser explorados pelo público infantil e adulto. Recentemente, foram plantadas espécies como ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, sibipiruna, pau-brasil e jacarandá.
“O espaço representa um novo olhar de Salvador, uma cidade inclusiva, que acolhe famílias, valoriza a infância e promove experiências que fortalecem identidade, pertencimento e imaginação”, destaca a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.
Espaços inaugurados em Salvador: confira os novos locais entregues na Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, anunciaram um pacote superior a R$ 2,5 bilhões para a rede de média e alta complexidade do SUS baiano, com foco em oncologia, leitos e produção de medicamentos. A inauguração do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, em Lauro de Freitas, apresentado como o primeiro hospital de transição e longa permanência do país dedicado integralmente ao SUS.
A nova orla de Pituaçu foi entregue após receber mais de 3 km de intervenções. A obra incluiu recuperação de passeios, estacionamentos públicos e ciclovia, além de pavimentação em concreto e pedra portuguesa, paisagismo, quadras poliesportivas, campos de futebol e 25 quiosques destinados à venda de alimentos e bebidas.
A nova ligação Lobato x BR-324 foi inaugurada. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra tem objetivo de criar uma conexão direta entre o Subúrbio Ferroviário e a rodovia federal, no sentido Centro de Salvador, reduzindo os engarrafamentos da região.
Leia também: Jerônimo manda desapropriar áreas em Maragogipe para Ponte Salvador-Itaparica
Leia também: Censo mostra que favelas estão sem calçadas e rede de esgoto em Salvador
Leia também: Primeiros trens do VLT de Salvador chegam à capital; veja imagens
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).