Acampamento de facção é desmontado em cidade do Sul baiano

Acampamento de facção em Ibirataia, cidade do Sul baiano, era utilizada como esconderijo e base logística para homicidas e foi desmontado pela PM

Por Lucas Pereira.

Um acampamento de uma facção criminosa com atuação no Sul baiano foi desmontado durante a Operação Dominus Areae nesta sexta-feira (23), em Ibirataia. Equipes da 55ª Companhia Independente (CIPM/Ipiaú), com o suporte do Grupamento Aéreo (Graer), localizaram a base escondida em uma área de mata fechada, após monitoramento de inteligência que indicava a movimentação de criminosos envolvidos em homicídios recentes na cidade de Ipiaú.

Foto: PMBA

Por se situar em uma área relativamente próxima da cidade de Ipiaú, a PM acredita que o local era usado por membros de facções como ponto de logística durante crimes. Vale lembrar que a Operação foi deflagrada na quinta-feira (22), poucos dias após a cidade registrar uma sequência de mortes violentas.

Com a desarticulação dessa base, a polícia interrompe o fluxo logístico dos criminosos e colhe pistas que podem levar à prisão de lideranças locais. O cerco permanece fechado em toda a região, com o emprego de unidades especializadas para garantir que os envolvidos não se reorganizem em novos pontos de mata.

Fim de semana violento em Ipiaú

Entre a sexta-feira (16) e o domingo (18), sete pessoas foram mortas em diferentes bairros do município. Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, os crimes estão relacionados a um conflito interno de uma mesma facção criminosa, que teria se dividido e iniciado uma disputa por território. 

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

O episódio provocou temor entre os moradores, que evitaram sair de casa durante o período, levando ao reforço imediato do policiamento.

As vítimas tinham entre 15 e 35 anos e foram mortas nos bairros Euclides Neto, Santana, Dois de Dezembro e na Praça de Eventos. Entre os mortos estão Ítalo Ravi Alves Cordeiro, de 15 anos; Nerisvaldo Santos Damascena Barbosa, de 20; Vinícius Costa da Silva, de 25; Valmir Santos da Cruz, de 35; Edemarques Batista dos Santos, de 26; e Iago Lima Santos, de 21. Uma das vítimas ainda não foi formalmente identificada.

Foto: PMBA

Violência na Bahia

Bahia tem cinco cidades entre as dez mais violentas do Brasil, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025. 

Na Bahia, Jequié, na região sudoeste do estado, é a segunda cidade mais violenta. Antes, ocupava o terceiro lugar no ranking das cidades mais violentas do país. Agora, assumiu o segundo lugar, com taxa de mortalidade de 77,6 por 100 mil habitantes.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.