Shopping promove doação de cabelo e ações do Outubro Rosa em Salvador

Programação do Outubro Rosa em Salvador oferece serviços de saúde, palestras e atividades voltadas à prevenção do câncer de mama

Por Ananda Costa.

O Shopping Center Lapa promove, entre os dias 13 e 17 de outubro, uma série de ações gratuitas do Outubro Rosa em Salvador, voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Confira programação do Outubro Rosa em Salvador. Foto: Banco de imagens

A programação inclui atendimentos de saúde, palestras educativas, atividades culturais e o projeto Corte Solidário, que estimula a doação de cabelo para a confecção de perucas destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Aristides Maltez.

Durante todo o mês, o Corte Solidário oferece cortes gratuitos a quem doar pelo menos 15 centímetros de cabelo. As doações podem ser feitas às quartas-feiras, das 9h às 20h, nos salões Amávia (L1), Novo Conceito (L1) e Studium Glam (L3) do shopping. Os cabelos devem estar limpos e secos, e a ação é aberta ao público.

Além da campanha solidária, o centro comercial receberá uma ampla programação de serviços gratuitos voltados à população. No Lapa Cultural (L3), haverá vacinação, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimentos médicos e nutricionais, aferição de glicemia e pressão arterial, além de encaminhamentos para exames preventivos.

Na Praça de Eventos (L1), o público poderá participar de palestras sobre autocuidado e prevenção do câncer de mama, sessões de ginástica laboral e visitar a feira Expo Mulher, que reúne empreendedoras e projetos voltados ao protagonismo feminino.

A programação será encerrada na sexta-feira (17), a partir das 9h, com o Encontro de Histórias e Superação, reunindo mulheres que venceram o câncer de mama e compartilham suas trajetórias. O evento contará ainda com uma apresentação especial do cantor EdCity, vocalista da banda Fantasmão, em homenagem à força e à resistência feminina.

Confira programação do Outubro Rosa em Salvador

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

DATA: 13 a 17/10 - 09:30h às 16h | Lapa Cultural (L3)
1. Vacina (Público geral)
2. Teste Rápido
3. Prevenção, recuperação e Qualidade de Vida -  Equipe de Fisioterapia
4. Orientação Social – Assistente Social
5. Sala de espera (Equipe de Enfermagem e Serviço Social)
6. Orientação: Fatores de Risco e Exame Clínico (Medicina)
7. Ambulatório LGBTQIAPN+
8. Atendimentos e encaminhamentos (Preventivo, exames laboratoriais)
9. Planejamento familiar com entrega de contraceptivos
10. Medidas Antropométricas (Glicemia e Aferição de pressão)
11. Avaliação e orientação nutricional (Equipe de Nutrição)

Equipe Psicologia - 09:30h às 16h | Lapa Cultural (L3)
14/10 - Apoio Emocional, enfrentamento de medos, autoconhecimento e a importância do diagnóstico precoce
15/10 - Autocuidado e prevenção do Câncer de Mama
16/10 - Autocuidado e Identidade feminina
17/10 - Autocuidado e Identidade feminina

Praça de Eventos (L1)
Data: 13/10
10h50 e 15h - Palestra: O amor começa no autocuidado (Marlene Cardoso – Psicóloga)

10h e 15h - Ginástica laboral (Priscila Carrilho)

Data: 14/10
10h50 e 15h - Palestra: Autoconhecimento e a importância do diagnóstico precoce (Milena Oliveira - Enfermeira  / Gabriela Reis – Assistente Social) 

14h - Palestra: Elevar a auto estima pós câncer (Paula Rosa - Projeto Naara Social) 

Data: 15/10
10h50 - Palestra: Saúde integral da população LGBT (Henrique Miranda - Enfermeiro)
15h - Palestra: Autocuidado e prevenção do câncer de mama (Gerson Pereira - Psicólogo)

Data: 16/10
10h50 - Palestra: Prevenção e qualidade de vida (Priscila Carrilho - Fisioterapeuta)
15h - Palestra: Saúde da população negra LGBT ( Profissional: Laura Rocha – Psicóloga)

Data: 17/10
09h30 - Palestra: Outubro Rosa em Movimento (Marilena Ramos – Sobrevivente e CEO do projeto: Um toque de Mama; Aline Sandes – Mitos e verdades do Câncer de Mama;   Daniel Brito-  Médico da Oncoclínicas;  Jamile Oliveira – Enfermeira e Diretora Multicentro Carlos Gomes; Genivalda Ferreira – Sobrevivente e CEO do projeto: Mulher Guerreira; Anna Catharina Andrade Magalhães Nunes - Sobrevivente; Sara Peixoto- Enfermeira, servidora pública da SMS;   Léia Dórea – Coordenadora de Contratos e Projetos – ISAC;   Fernanda Cerqueira – Diretora de Políticas para as Mulheres- SPMJ

Mamografias gratuitas na Bahia 

Foto: Camila Souza Govba

Durante o Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) vai ofertar cerca de 40 mil mamografias gratuitas em toda a Bahia.

Com a mudança recente nas diretrizes do Ministério da Saúde, mulheres entre 40 e 69 anos estão aptas para fazerem o exame de mamografia. Antes, a idade base era a partir de 50 anos. De acordo com a Sesab, na capital baiana, os exames vão ser realizados em unidades móveis com capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia.

Os serviços ficarão nos bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe, Caminho das Árvores. O calendário está disponível nas redes sociais da secretaria e no final da matéria.

Vale pontuar que é preciso realizar agendamento no site BA.Gov, precisando escolher a unidade em que se deseja fazer o exame.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: saiba quais são os direitos de pacientes com câncer de mama

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.