Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Câncer de mama: Hospital Aristides Maltez realiza mutirão em novembro

Ação em parceria com o Instituto Protea será realizada no dia 7 de novembro, em Salvador; inscrições estão abertas e as vagas são limitadas

Por Dinaldo dos Santos.

O mutirão de câncer de mama do Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador, será realizado no dia 7 de novembro, das 7h às 12h, em parceria com o Instituto Protea. A iniciativa é voltada a pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (71) 3357-8531.

Ham Outubro Rosa 01

Para participar, é necessário apresentar RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Quem tiver exames de imagem das mamas ou resultado de biópsia também deve levar os documentos.

Mutirão atende pacientes com suspeita da doença

A ação é destinada a pessoas com resultado de biópsia positivo para câncer de mama ou exames de imagem classificados como BI-RADS 0, 4, 5 ou 6. Também podem procurar atendimento pacientes com nódulos nas mamas, axilas ou pescoço, retração da pele ou do mamilo, secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, além de vermelhidão ou alterações na pele que apresentem aspecto de casca de laranja.

Segundo a médica Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do setor de mastologia do HAM, a iniciativa busca ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

“O objetivo é ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil. Para isso, precisamos investir em detecção precoce e tratamento ágil e de qualidade. Aproveitamos a campanha do Outubro Rosa para divulgar a importância da prevenção. Precisamos conscientizar a população porque 50 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de uma doença que tem 95% de chances de cura, se tratada precocemente”, afirmou.

Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do setor de mastologia do HAM. Foto: Divulgação

Atendimento pode incluir exames e biópsia

O superintendente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), entidade mantenedora do Hospital Aristides Maltez, Humberto Luciano Souza, destacou a importância da parceria com o Instituto Protea. Segundo ele, as pacientes terão acesso a uma equipe multidisciplinar, com atendimento ambulatorial e, quando necessário, exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia.

A mastologista Sálvia Canguçu também ressaltou a importância da iniciativa para identificar a doença precocemente. “O foco maior agora, no Outubro Rosa, é orientar e oferecer exames específicos para detectar a doença”, afirmou.

Bahia deve registrar 4.480 casos em 2026

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o Brasil deverá registrar 78.610 novos casos de câncer de mama por ano no período de 2026 a 2028. Na Bahia, a projeção é de 4.480 casos em 2026.

A doença representa 30% dos novos casos de câncer entre mulheres no país. O Hospital Aristides Maltez, especializado no tratamento oncológico, promove a mobilização para reforçar a importância da identificação precoce e do acesso ao tratamento.

LEIA MAIS: De Os Garotin a Xanddy: confira a agenda cultural de Salvador para este final de semana

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.