Saúde dos dentes: veja cuidados durante as festas de fim de ano
É possível aproveitar as festas de final de ano sem prejudicar a saúde dos dentes
Durante as festas de fim do ano, é comum o aumento no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos açucarados, como pavês e panetones. No entanto, é preciso ter cuidado durante esse período, já que essa alimentação exagerada pode ocasionar uma série de danos à saúde oral, favorecendo o surgimento de sensibilidade, manchas nos dentes e até mesmo doenças como cáries e gengivite.
+ Confira dicas de como evitar alergias alimentares nas festas de fim de ano
Apesar disso, é possível aproveitar as festas de final de ano sem prejudicar a saúde dos dentes, através da adoção de alguns cuidados listados pelo cirurgião-dentista Hugo Lewgoy, doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e consultor científico da Curaden Swiss. Confira:
Cuidado com o consumo excessivo de álcool
Cerveja, champanhe, vinho e outras bebidas alcoólicas marcam presença durante as festas. Mas é preciso consumir esse tipo de bebida com moderação e sempre seguida de um copo de água, já que o álcool pode ser prejudicial para a saúde dos dentes.
“O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, quando não há água suficiente, ocorre um processo de desidratação com a consequente diminuição na produção de saliva. Como resultado, ficamos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças como cáries, gengivites e erosão dental, visto que uma das principais funções da saliva é justamente proteger os dentes e as mucosas orais”, destaca o especialista.
Beba bastante água
Beber bastante água é uma dica simples e rápida para manter a saúde da boca em dia. Além de melhorar a hidratação, que é prejudicada devido ao consumo de álcool, e aumentar a produção de saliva, a ingestão de água pode auxiliar a regularizar o pH da boca.
“O pH oral torna-se mais ácido toda vez que consumimos algum alimento, suco ou refrigerante, o que favorece a desmineralização dos dentes. Manter o pH da boca neutro é muito importante para evitar a desmineralização e, consequentemente, a erosão dental. E uma maneira de fazer isso é através do consumo de água mineral engarrafada de pH neutro ou levemente alcalino, que favorece o processo de remineralização e protege os dentes”.
Faça bochechos após comer
Além de tomar água, procure também utilizá-la para realizar um bochecho vigoroso após se alimentar, o que ajudará a remover resíduos prejudiciais aos dentes. “Esse cuidado é especialmente interessante depois de consumir alimentos e bebidas como açaí, vinho, café e sucos escuros que, por possuírem uma grande quantidade de pigmento, podem acabar manchando os dentes. Porém, apesar do bochecho com água ajudar a remover resíduos alimentares e contribuir para evitar as manchas, é preciso verificar se o pH da água não é ácido, o que pode contribuir para a desmineralização do esmalte dental”, comenta o cirurgião-dentista.
Coma alimentos fibrosos
Alimentos mais fibrosos, como melancia, o melão, o pepino, a maçã e o morango, também são capazes de realizar uma ação de limpeza nos dentes, ajudando na remoção do acúmulo de resíduos. "Evite adoçá-los para que o efeito não seja o contrário. Além disso, vale lembrar que tais alimentos também baixam o pH da cavidade oral”, comenta o cirurgião-dentista.
Invista em um enxaguatório oral em pastilhas
Um enxaguatório oral em pastilhas é uma boa opção para quando não é possível realizar a higiene oral adequada, já que pode ser facilmente transportado no bolso ou na bolsa para auxiliar na manutenção da saúde oral em qualquer lugar.
Adquira um kit de higiene oral
Ainda que o consumo de água, bochechos e alimentos fibrosos ajudem, nada substitui a higiene oral adequada. Por isso, é interessante que você sempre tenha em mãos um pequeno kit composto de uma escova de dentes, creme dental e escovas interdentais para realizar a higienização durante a festa. Existem até mesmo kits portáteis prontos para a higiene oral que podem ser adquiridos em farmácias.
Reduza o consumo de alimentos açucarados
As festas são recheadas de alimentos e bebidas açucaradas, como panetones, pavês e refrigerantes, que são grandes vilões da saúde oral.
“Um dos principais problemas nesse sentido é a formação de cáries, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar que consumimos, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes e o aparecimento das cáries. E o pior é que o início dessa ação ocorre poucas horas após a ingestão do açúcar. Além disso, o açúcar também favorece o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removida adequadamente, também pode ocasionar gengivite e mau hálito”, alerta o especialista.
Hugo Lewgoy também ressalta que, caso você note a presença de cáries ou sintomas de outras doenças orais, é fundamental consultar um dentista. Isso porque, se não tratadas, essas doenças podem evoluir para quadros mais sérios, como periodontites, problemas endodônticos e podendo até mesmo causar a perda dos dentes.
LEIA MAIS: Especialista alerta sobre a importância do autocuidado para a saúde
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).