Especialista alerta sobre a importância do autocuidado para a saúde
O médico também destaca a importância da manutenção das "forças vitais" do corpo, como alimentação adequada, hidratação, atividade física e práticas como meditação, para uma vida longa e saudável
Insônia, dores nas costas, azia e dores de cabeça são sintomas comuns, mas frequentemente ignorados por grande parte da população brasileira. Segundo pesquisa de 2023, 55% dos brasileiros não buscam ajuda médica ao sentir esses desconfortos.
O neurologista e especialista em medicina integrativa, Italo Almeida, enfatiza que o autocuidado é fundamental para prevenir doenças e evitar complicações futuras de saúde. Segundo ele, sintomas simples podem ser sinais de problemas mais sérios, como doenças cardíacas e câncer, que muitas vezes têm origens em estágios iniciais inflamatórios.
“Muitas pessoas ignoram esses sinais, acreditando que fazem parte do estresse ou da rotina adulta, mas isso pode ser um erro”, alerta.
+Passeio noturno no Zoológico de Salvador tem novas datas em dezembro
O médico também destaca a importância da manutenção das "forças vitais" do corpo, como alimentação adequada, hidratação, atividade física e práticas como meditação, para uma vida longa e saudável. Com a expectativa de vida do brasileiro em 76,4 anos, cuidados contínuos são essenciais para envelhecer com qualidade de vida.
A epigenética comprova que escolhas de estilo de vida, como alimentação e sono, podem modificar a expressão genética e prevenir doenças hereditárias. "Podemos controlar muitos aspectos do nosso bem-estar", conclui Almeida, ressaltando que a chave para uma vida plena é adotar hábitos saudáveis e refletir sobre nossas escolhas.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).