Retomada das aulas em Salvador não vai ser obrigatória, diz Prefeitura
Retomada das aulas em Salvador não vai ser obrigatória, diz Prefeitura
O prefeito ACM Neto (DEM) revelou, na manhã desta quinta-feira (29/10), que aguarda apenas a publicação do protocolo do Governo do Estado para anunciar a retomada das aulas em Salvador.
"Ontem, nós havíamos convocado uma entrevista coletiva, quando iríamos anunciar o protocolo de retomada do ensino em Salvador. Como tudo que nós temos feito é de forma conjunta com o Governo do Estado, eles haviam dito que o protocolo seria publicado hoje (29/10). Ontem, pouco antes da coletiva disseram que o protocolo será publicado nesta sexta (30/10). Então, tão logo isso acontecendo, eu irei falar sobre as regras. Achei prudente".
Neto, porém, adiantou que não haverá obrigatoriedade e será de forma facultativa. "A ideia de Prefeitura e Governo é que o retorno seja facultativo. Não vamos obrigar. A ideia é permitir o retorno seguindo regras bem rigídas, que se trata do protocolo que iremos divulgar. O máximo que vamos fazer é permitir o retorno, desde que o protocolo seja respeitado", comentou o gestor.
PLANO
O prefeito se mostrou bastante preocupado com praticamente a perda do ano letivo para os estudantes. No entanto, garantiu já ter um plano para compenar tamanho prejuízo.
"É claro que nós estamos muito preocupados. Eu muito. Porquê? As incertezas do coronavírus é imensa. O que defendo e tenho dito sempre: o ideal que o Ministério da Educação assumisse um papel que não assumiu até hoje, coordenando estado, municípios e Brasil. Então, o certo seria coordenação nacional para não comprometer o contéudo de 2020 e organizar um calendário 2020-21 pelo que se tem à frente", sustentou.
"Nosso plano de Salvador já está pronto. Olhar um calendário 2020-21 único, plano que passa por reforço escolar, por tecnologia, vamos fazer uma grande compra para que os alunos tenham acesso à informação. Os detalhes vamos oferecer no momento certo. A ideia é essa que todo conteúdo que não foi passado em 2020 acabe sendo compensado em 2021. Não podemos pular um ano . É impossível", acrescentou.
LEIA MAIS: Polícia apreende celulares e bíblias com anotações de tráfico em presídio no sul da Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.