Reforço da CoronaVac aumenta mais de 12 vezes os anticorpos de quem tomou as duas doses, aponta estudo
Ainda segundo a pesquisa, em adultos entre 18 e 59 anos de idade, a capacidade de neutralização dos anticorpos atingiu após quatro semanas após a dose de reforço um aumento de mais de 18 vezes em comparação com os níveis registrados cinco meses após a segunda dose.
Um novo estudo feito por pesquisadores chilenos, americanos e chineses indicou que uma dose de reforço da CoronaVac aumenta em mais de 12 vezes o nível de anticorpos contra a Covid-19 de quem tomou as duas doses do imunizante há pelo menos cinco meses. A pesquisa foi publicada na plataforma de pré-prints medRxiv, mas ainda não foi revisada por outros cientistas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo (Estadão).
O estudo foi realizado no Chile com 129 voluntários que receberam a primeira dose da CoronaVac de janeiro a março de 2021, e a segunda injeção com um intervalo de 28 dias. Cinco meses depois, os voluntários tomaram o reforço e a capacidade de neutralização de anticorpos foi avaliada em 77 pessoas.
“Após a dose de reforço, a capacidade de neutralização dos anticorpos aumentou ainda mais do que a relatada duas semanas após a segunda dose. Observamos que, quatro semanas após a dose de reforço, a capacidade neutralizante aumentou mais de 12 vezes em comparação com a resposta cinco meses após a segunda dose, e aumentou mais de duas vezes em comparação com os níveis registrados duas semanas após a segunda dose”, afirmaram os pesquisadores.
Ainda segundo a pesquisa, em adultos entre 18 e 59 anos de idade, a capacidade de neutralização dos anticorpos atingiu seu máximo quatro semanas após a dose de reforço, aumentando mais de 18 vezes em comparação com os níveis registrados cinco meses após a segunda dose, e mais de quatro vezes em comparação com os níveis registrados duas semanas após a segunda dose.
LEIA MAIS: Homem mata esposa grávida esganada na frente de outro filho do casal em Lauro de Freitas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.