Produção da Coronavac será paralisada pelo Butantan nesta sexta-feira por falta de matéria-prima
Instituto aguarda a liberação de um lote com 10 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
O Instituto Butantan vai suspender completamente a produção da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, por falta de matéria-prima nesta sexta-feira (14/5).
O Butantan aguarda a liberação do governo chinês de um lote de 10 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, havia a expectativa da liberação de ao menos 3 mil litros de IFA até sábado (15/5), mas agora não há mais previsão.
“Até o final da semana passada, havia a perspectiva de autorização de exportação [do IFA] no dia 13. Na reunião de hoje [com o laboratório Sinovac], vimos que essa previsão não vai se cumprir. Portanto, não temos data neste momento para essa autorização. Estamos aguardando, isso pode acontecer a qualquer momento, mas por enquanto não há essa previsão”, afirmou o diretor em coletiva de imprensa.
Com a entrega estimada para esta sexta-feira (14/5) de mais 1,1 milhão de doses da CoronaVac para o Governo Federal, não há mais material para processamento em nenhuma etapa de produção.
Atualmente, a CoronaVac corresponde a aproximadamente 75% das vacinas contra a Covid aplicadas no Programa Nacional de Imunização (PNI). A falta de insumos para a produção de mais vacinas causou um desabastecimento em vários estados do Brasil, inclusive na Bahia.
Na coletiva, o governador de São Paulo, João Dória, disse que a dificuldade em liberar a importação tem relação com as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Na semana passada, Bolsonaro sugeriu que a China teria tido benefícios econômicos com a pandemia de Covid-19. Além disso, o presidente afirmou que o coronavírus pode ter sido criado em laboratório, tese que não tem apoio nas investigações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.