Jovem de 18 anos morre em viatura após defender irmão autista de abordagem da PM
Thainara Vitória Francisco Santos tinha sido detida por supostamente agredir policiais; ela estava grávida de 4 meses
Fonte: SBT News
Uma jovem de 18 anos morreu dentro de uma viatura da Polícia Militar de Minas Gerais na noite de quinta-feira (14). Thainara Vitória Francisco Santos tinha sido detida por supostamente agredir policiais ao tentar proteger o irmão autista, de 15 anos, durante uma abordagem em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ela estava grávida de 4 meses.
Uma gravação, feita por vizinhos, registrou a abordagem. (Veja vídeo abaixo). Do lado de fora da casa, moradores alertam sobre o diagnóstico do adolescente. Thainara é imobilizada por um agente, enquanto outros policiais usam a força para deter o irmão dela.
"É só ele parar de resistir", diz um dos policiais. Pelo menos oito policiais participam da ação.
Jovem morre em viatura da Polícia Militar após defender irmão autista em Governador Valadares, Minas Gerais.
Thainara e seu irmão, de 15 anos, que é uma pessoa com transtorno autista (TEA), foram colocados no compartimento de uma viatura, e, ao chegarem na UPA, o óbito foi… pic.twitter.com/pHIUbbdqbJ
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) November 16, 2024
Thainara foi detida, mas passou mal e foi levada na viatura para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Isa, próximo do local da abordagem. Chegando lá, os policiais encontraram a jovem inconsciente e chamaram um médico, que constatou o óbito.
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que os policiais buscavam o suspeito de ter cometido um homicídio na tarde de quinta-feira (14). Segundo informações repassadas aos agentes, o criminoso estava no Residencial Ibituruna II, no Bairro Vila dos Montes, onde moravam Thainara e o irmão.
"Ao chegarem ao local, os militares tentaram realizar a condução do suspeito, mas foram atacados e agredidos por pessoas conhecidas dele, sendo necessário repelir as injustas agressões", afirma a corporação.
A PM disse que apura os fatos e que "o compromisso da instituição é com a transparência e a verdade".
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que instaurou um inquérito para apurar o caso e que aguarda a conclusão do laudo pericial para atestar as circunstâncias da morte. "Com o avanço dos procedimentos, outras informações poderão ser divulgadas", diz o comunicado.
LEIA MAIS: Turista mineiro morre em acidente com parapente na Praia da Areia Branca, em Prado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).