Pode ir se preparando, pois o Ministério da Saúde liberou a vacinação para maiores de 18 anos
Imunizante começará a ser aplicado naqueles com 59 anos em ordem decrescente, a depender da oferta de vacinas.
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (28/5), o início da vacinação contra Covid-19 da população com idades entre 18 e 59 anos, em ordem decrescente. As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27/5), com representantes do Ministério, estados e municípios, formando novas diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Apesar da decisão, a imunização ocorrerá em ordem descresente ao mesmo tempo em que são vacinadas as pessoas com comorbidades. "Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação", segundo o ministério.
Ou seja, deverão ser vacinados aqueles com 59 anos e, apenas após o fim deste público, os de 58, e assim por diante, dependendo da oferta do composto em cada município. Em Salvador, pessoas acima de 56 anos já podem se vacinar.
A nota técnica fala também da vacinação dos professores. No caso desses e outros profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.
ACOMPANHE A COLETIVA DE IMPRENSA
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.