OMS recomenda antiviral da Pfizer para tratar Covid-19 em pacientes com sintomas leves
O órgão da ONU, porém, se mostrou "muito preocupado" porque, como já aconteceu com as vacinas, os países de menor renda terão dificuldade para acessar esse medicamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta quinta-feira (21/4), o uso do antiviral Paxlovid do laboratório americano Pfizer para pacientes com Covid-19 com sintomas leves, mas com "maior risco de hospitalização". A Informação foi publicada pelo Uol.
No entanto, segundo a publicação, o órgão da ONU se mostrou "muito preocupado" porque, como já aconteceu com as vacinas, os países de menor renda terão dificuldade para acessar esse medicamento.
Especialistas da OMS disseram que "recomendam fortemente" a pílula da Pfizer, que combina nirmatrelvir e ritonavir. "É a droga de escolha" para pacientes não vacinados, idosos ou imunossuprimidos, segundo um artigo publicado no British Journal of Medicine.
Para esses mesmos tipos de pacientes e sintomas, a OMS emitiu uma "recomendação fraca" para o fármaco remdesivir do laboratório americano Gilead, que havia desaconselhado até então.
Ainda assim, o Paxlovid deve ser priorizado com relação ao remdesivir, à pílula molnupiravir da Merck e aos anticorpos monoclonais, diz a organização, que continua recomendando a vacinação.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!