Novas doses de vacinas chegam a Salvador nesta quinta, mas são insuficientes para demanda de 2ª aplicação
Na quarta-feira, o Ministério da Saúde descobriu que tem um estoque adicional de 100 mil doses de CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan, e decidiu repassar para os estados.
Mais 336.300 doses de vacina contra a Covid-19 desembarcarão na Bahia, na manhã desta quinta-feira (29/4). A informação foi comemorada pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, por meio das redes sociais. Conforme a publicação, são 6.800 doses de CoronaVac e quase 330 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A expectativa é que a carga desembarque em Salvador por volta das 9h45.
Tem vacina chegando hoje! Com emoção. Às 9:45h pousam na Bahia 6.800 Coronavac e 329.500 AstraZeneca. pic.twitter.com/sstuDTj9WS
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) April 29, 2021
A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) chegou a alertar na quarta-feira (28/4) que a aplicação da segunda dose corria risco de ser suspensa nos próximos dias, caso não chegassem mais vacinas. Apesar dessa nova remessa, ainda, há uma preocupação muito grande, já que existe uma demanda aguardando a aplicação da segunda dose da CoronaVac, em Salvador, nestes próximos dias, que supera a oferta do imunizante.
Hoje (29/4), foi iniciada a aplicação da 1ª dose para trabalhadores da limpeza urbana, com 50 anos de idade ou mais. O atendimento acontece das 8h às 13h. Os trabalhadores devem conferir a documentação para o ato da vacinação no card e o nome na lista disponível no site.
Na quarta-feira (28/4), o Ministério da Saúde descobriu que tem um estoque adicional de 100 mil doses de CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
Por meio de nota, o Ministério afirmou que “não retêm doses de vacina COVID-19” e que “Toda semana a pasta recebe imunizantes do Butantan e Fiocruz. Em seguida é realizada reunião com representantes da União, Estados e Municípios para definir a pauta de distribuição das vacinas, que no dia seguinte são encaminhadas às secretarias de saúde das Unidades Federativas”, alegou o órgão.
O deputado federal Marcelo Freixo criticou o Ministério da Saúde após a informação ser divulgada. "Absurdo! Não é incompetência, é projeto de extermínio! Impeachment é pouco. O lugar desse bando é na cadeia", escreveu o parlamentar nas redes sociais.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003