Nova torre do Hospital Aristides Maltez visa atender melhor os pacientes
A nova torre do Hospital Aristides Maltez será entregue no dia 27 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer
Por Dinaldo dos Santos.
No dia 27 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Hospital Aristides Maltez (HAM) vai fornecer a população, uma nova torre para melhorar, agilizar o atendimento e para mais conforto aos pacientes.
Nova torre abriga quatro setores
A edificação foi construída em um terreno cedido pelo Governo do Estado e tem uma área de 2.734,55 m². A nova torre vai possibilitar um aumento de cerca de 30% da capacidade de atendimento do HAM, unidade hospitalar que acolhe e trata pacientes de toda a Bahia.
Recentemente, o hospital realizou um mutirão online para agilizar o atendimento de mulheres com suspeitas de câncer ginecológico. As atividades visaram facilitar a matricula das pacientes e agilizaram a triagem para iniciar o tratamento.
A médica Maria Romilda Maltez, Presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer confirmou a data da inauguração da nova torre e disse que no prédio vão funcionar a oncologia clínica, oncohematologia, setor de fisioterapia e o serviço de triagem.
O médico Humberto Luciano Souza, superintendente da Liga Bahiana Contra o Câncer disse que a nova torre nasceu de um sonho do ex-governador Rui Costa que durante uma visita ao HAM olhou para uma área onde funcionava um laboratório ao lado do hospital, perguntou de quem era o terreno e decidiu desapropriar para doar à LBCC.
O Hospital Artistides Maltez possui 255 leitos, 20 leitos de UTI, 18 apartamentos da oncopediatria, oito leitos de cuidados paliativos e quatro leitos de hemodiálise, atende mais de 3,5 mil pessoas diariamente e recebe pacientes dos 417 municípios da Bahia.
Segundo Maria Romilda Maltez, “a construção da nova torre não é apenas uma evolução arquitetônica; é um compromisso tangível com a saúde e o bem-estar da comunidade, simbolizando a determinação coletiva em superar os desafios no tratamento do câncer”.
Mutirão de câncer de mama
No último mês de maio, o HAM divulgou que, durante realização de um mutirão, foram detectados 58 casos de câncer de mama. Na ocasião, todas as pacientes foram matriculadas e iniciaram o tratamento. Um fato que chamou a atenção foram três casos de mulheres com idades entre 29 e 39 anos.
Em outra ação, ocorrida em julho deste ano, o Hospital Aristides Maltez promoveu uma caminhada pelas ruas do bairro de Brotas, em Salvador, para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. A atividade fez parte da programação do Julho Verde.
LEIA MAIS: Cinco universidades da Bahia estão no ranking internacional THE 2026
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).