Caminhada em Salvador alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Além da caminhada, um mutirão vai atender casos suspeitos de câncer de cabeça e pescoço

Por Dinaldo dos Santos.

O Hospital Aristides Maltez promove, no próximo sábado (19),  uma caminhada pelas ruas do bairro de Brotas, em Salvador, para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Hospital Aristides Maltez. Foto: Divulgação | Sesab

A atividade faz parte da programação do Julho Verde e será iniciada, às 7 horas, em Campinas, fim de linha de Brotas, percorrendo a Avenida João VI até o Acupe, retornando ao prédio do HAM.

A iniciativa conta com parceria da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil). O médico Lucas Silva, coordenador do setor de cabeça e pescoço do hospital disse que a “a doença está associada aos maus hábitos, como excesso de tabaco, bebida, sexo desprotegido, má alimentação e falta de atividades físicas e por isso é importante atividade como esta para divulgar os cuidados com a prevenção da doença.  

Durante toda caminhada será feita uma panfletagem com orientação e alertando a população sobre como prevenir a doença.

Câncer de Cabeça e Pescoço. Foto: Ilustração | Oncoprime

Mutirão – Outra programação do Julho Verde é a realização  um mutirão especial, dia 26,  com objetivo  de atender casos suspeitos de câncer de cabeça e pescoço.  A expectativa é atender pelo menos 200 pessoas, mas segundo enfermeira Zélia Bosta Sorte,  existe uma estrutura pronta para atendimento de até 250 pacientes a partir das 7h.

Uma equipe de especialistas vai fazer a triagem e aqueles casos com a doença confirmada serão matriculados para iniciar tratamento no próprio HAM. O mutirão envolve profissionais do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Odontologia, Departamento de Psicologia e enfermagem.

Este é o nono ano da campanha e o médico Lucas Silva, explicou que o  objetivo principal “é ampliar o número de diagnósticos precoces, evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição”. 

LEIA MAIS: Confira o calendário do Bolsa Família para o mês de julho

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.