Jovem de 26 anos morre após intoxicação por metanol; Bahia tem 3 óbitos

Na Bahia, nove casos foram confirmados de intoxicação por metanol, sendo que três evoluíram para óbitos

Por Dinaldo dos Santos.

O governo de São Paulo confirmou a 12ª morte por intoxicação por metanol no estado. A vítima é um jovem de 26 anos, morador de Mauá. A informação foi publicada no Uol.

O jovem de Mauá morreu em 26 de janeiro, após alguns dias internado. Segundo a publicação, ele foi atendido inicialmente na UPA Barão de Mauá em 19 de janeiro e não teve a identidade divulgada. Com a atualização divulgada, o total, em São Paulo, chega a 52 casos confirmados, sendo 12 óbitos.

Jovem morre, em São Paulo, por intoxicação com metanol

Intoxicações por metanol na Bahia

Segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no estado, nove casos foram confirmados de intoxicação por metanol, sendo que três evoluíram para óbitos.

O caso mais expressivo, considerando o número de pessoas envolvidas, ocorreu em Ribeira do Pombal, a 288 km de Salvador. Perícia técnica realizada pelo DPT-BA constatou a presença da substância metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas na cidade e a análise laboratorial confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue das vítimas.

Sesab. Foto: Divulgação

Em conjunto com a Sesab, a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal, adotou imediatamente o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde nestas circunstâncias.

As sete pessoas receberam todo o tratamento e atenção no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, além do antídoto, nos casos em que havia indicação.

Simultaneamente, a Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com a Polícia Civil procedeu à localização e interdição do estabelecimento que comercializou a bebida.

O que é metanol?

O que é metanol? A pergunta ganhou destaque após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes ao do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.

Diferente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.

LEIA MAIS: PM fica ferido após tiro acidental durante confronto na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.