Já pensou poder observar as baleias no mar de Salvador? Projeto oferece passeio turístico para conferir

Já vistos no Arquipélago de Abrolhos, Porto Seguro e Litoral Norte, estes animais passeiam por Salvador também, onde é possível vê-los de perto.

Por Da Redação.

Já pensou poder observar as baleias no mar de Salvador? Projeto oferece passeio turístico para conferir divulgação/SECOM BA

Nos próximos meses, cerca de 25 mil baleias irão visitar o litoral da Bahia, onde encontram as condições necessárias para parir e amamentar seus filhotes, por conta das águas mornas. Já vistos no Arquipélago de Abrolhos, Porto Seguro e Litoral Norte, estes animais passeiam por Salvador também, onde é possível vê-los de perto.

Para assistir às acrobacias e ouvir sons emitidos pelas baleias, a Rede Mar Brasil irá promover, através do Projeto Baleias Soteropolitanas, a primeira temporada de Turismo de Observação de Baleia Embarcado. Os passeios serão realizados a partir deste mês de agosto.

A equipe do projeto já realizou, nos dias 28 e 29 de julho, saídas de barco a fim de mapear pontos de avistagem de baleias e coletar informações relevantes para fortalecer a luta pela sua preservação, através do turismo educativo e ciência. O diferencial do Baleias Soteropolitanas é a observação das baleias com cunho para além do turismo, envolvendo ciência, meio ambiente, preocupação social e resgate histórico e cultural desde as práticas de caça e extração do óleo para iluminação pública, entre outras utilizações que dizimaram, por muitos anos, a espécie aqui na região”, explica William Freitas, presidente da Rede Mar e idealizador do projeto.

O coordenador do projeto Rede Mar Brasil, o biólogo e mestre em Ecologia, Victor Bandeira, aponta que será uma temporada com muitos animais. Após uma hora de barco mar adentro, saindo da capital, já é possível observar as primeiras baleias. Além do passeio de avistagem, o cruzeiro é uma excelente oportunidade para o turista conhecer Salvador da perspectiva que a fez ser a primeira capital do Brasil.

Por ser um produto relativamente novo, poderá gerar renda para os pescadores das colônias de pescas da capital, por exemplo, que conhecem como ninguém o deslocamento das baleias na cidade e serão capacitados pelo projeto para oferecer o serviço de observação e, assim, impulsionar as microeconomias do bairro. Mais informações estão disponíveis no perfil @redemarbrasil, no Instagram.

LEIA MAIS: Para homenagear o Dia Nacional do Capoeirista, Sudesb lança edital com R$ 500 mil de apoio ao esporte

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.