Como estão os habitantes de estados do Nordeste que ainda não possuem casos oficiais de coronavírus?
Como estão os habitantes de estados do Nordeste que ainda não possuem casos oficiais de coronavírus?
Você sabe quais localidades ainda não têm casos confirmados do coronavírus? Como será que os habitantes desses locais estão vivendo? A reportagem do Aratu On foi atrás dessas respostas e conversou com moradores do Piauí e do Maranhão, únicos estados do Nordeste que até esta quinta-feira (19/3) não tinham registro da doença. Os dois já possuem casos suspeitos do Covid-19, mas nenhum oficial.
Medidas como a evitação de espaços públicos, o interrompimento do campeonato piauiense de futebol, assim como da Copa do Nordeste, foram adotadas no Piauí. Na região existem pelo menos dois casos de pacientes internados com sintomas graves, mas que estão sobre testes. Além disso, 19 foram descartados, 43 investigados. Vale lembrar que 62 notificações ainda não foram investigadas.
"O fato desses casos terem sidos descartados gera uma certa tranquilidade no piauiense. Porém gera a preocupação de: 'Será que o Piauí possui reagentes suficientes para efetuar estes testes?' E há também preocupação porque o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, que está fazendo esses testes de casos suspeitos no Piauí está sobrecarregado, com grande quantidade de exames para serem realizados," informou o jornalista Joelson Giordani.
A Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) admitiu que há uma dificuldade em adquirir esses reagentes, de acordo com Giordani. O governo garantiu nesta quarta-feira (18/3) que vai receber dois mil kits para os exames de coronavírus encomendados e com o auxílio da Fiocruz. Além disso, profissionais foram capacitados para que o resultados desses testes sejam concluídos mais rápidos.
MARANHÃO
A gestão estadual assinou na terça-feira (17/3) uma portaria através da Secretaria de Saúde, onde foi orientado que pessoas com sintomas de gripe permaneçam em casa pelos próximos 14 dias. Além disso, aulas de todas as redes de ensino foram suspensas até o mês de abril. Uma reunião entre diretores de hospitais também foi realizada. Eles assinaram diretrizes sobre orientações a serem repassadas à população.
Lá, o Aratu On conseguiu a colaboração da também jornalista Isadora Fonseca. Atualmente, o Maranhão tem 72 casos suspeitos do coronavírus que estão sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Desde o incio do monitoramento foram notificados 108 casos, onde 16 acabaram excluídos após a investigação apontar que não atendiam os critérios de definição.
VEJA O DEPOIMENTO:
*Sob supervisão do editor, Jean Mendes
LEIA MAIS: Coronavírus quiz: o que você sabe sobre a doença após medidas do governo? Teste aqui
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.