Chocolate ajuda na TPM? Especialista explica como ele melhora o humor

Nutricionista detalha como o chocolate ajuda na TPM e traz benefícios durante o período menstrual

Por Ananda Costa.

Nesta segunda-feira, 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. E uma dúvida muito comum entre as mulheres volta à tona: afinal, o chocolate ajuda na TPM? Segundo especialistas, o consumo moderado do alimento, especialmente na versão amarga, pode sim aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e melhorar o humor.

Chocolate ajuda na TPM? Especialista explica. Foto: Freepik

+ Chocolates baianos ganham cinco medalhas em premiação internacional

Em entrevista ao Aratu On, a nutricionista Sarah Farias explica que o consumo moderado de chocolate pode auxiliar no alívio dos sintomas da TPM, já que o cacau contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.

“Esse mecanismo pode favorecer a melhora do humor e a redução da irritabilidade durante o período pré-menstrual. Além disso, o chocolate amargo é uma fonte relevante de magnésio, mineral com propriedades relaxantes e ansiolíticas, e de flavonoides, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que também estão associados à regulação do humor”, destacou.

No entanto, a especialista faz um alerta: “O chocolate não deve ser considerado uma solução única ou definitiva para o tratamento da TPM. Sua eficácia pode variar conforme fatores individuais, como a quantidade ingerida, hábitos alimentares, sensibilidade hormonal e o componente psicológico envolvido”.

Chocolate ajuda na TPM, mas é preciso atenção 

 Foto: Freepik

Como o consumo deve ser moderado, a nutricionista recomenda uma ingestão diária de 15 a 30 gramas de chocolate com, no mínimo, 70% de cacau, desde que associado a uma alimentação equilibrada.

Se consumido em excesso, o que pode acontecer com a recorrência mensal dos sintomas da TPM, o alimento pode causar prejuízos à saúde, como ganho de peso, aumento da resistência à insulina, piora da acne e alterações nos níveis de energia.

“Em geral, os chocolates mais comuns disponíveis no mercado, como os do leite, contem altas concentrações de açúcar, gorduras saturadas e calorias. O consumo excessivo desses produtos pode também provocar picos glicêmicos, seguidos de queda rápida da glicose sanguínea, o que pode intensificar a sensação de fadiga e irritabilidade, sintomas já comuns durante a TPM”, completou.

+ Bolo de chocolate pode causar câncer e Alzheimer? Entenda a polêmica da declaração de Maíra Cardi

LEIA MAIS: Entre o luxo e o chocolate: Maya deseja ovo de Páscoa de R$ 12 mil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.