Surto misterioso de infecção fecha centro cirúrgico em hospital brasileiro
Mais de 40 pessoas, entre funcionários e acompanhantes, apresentaram sintomas respiratórios; autoridades investigam contaminação ambiental
Por Da redação.
Fonte: SBT News, com informações da TV Sim
Um dos três centros cirúrgicos do Hospital Santa Rita, em Vitória, foi fechado após casos de contaminação registrados no local, informou nesta segunda-feira (27) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo.
+Bebê chora no velório, é levado à UTI, mas não resiste
Segundo a secretaria, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ES) e a Fiocruz analisam mais de 300 possíveis agentes — entre bactérias, fungos e outros microrganismos — que podem ter causado o surto misterioso de infecção entre funcionários da unidade.

Surto misterioso de infecção
Vírus como os da covid-19, Influenza A e B e outros agentes respiratórios comuns já foram descartados. A principal suspeita, neste momento, é de uma origem ambiental, com foco na água e no sistema de ar-condicionado.
+Quando foi ao dentista pela última vez? Saúde bucal merece atenção
A Sesa informou que 33 funcionários foram diagnosticados com a infecção. Seis permanecem internados, sendo três em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), dois deles em evolução positiva e um em estado grave, porém estável. Além disso, 12 acompanhantes de pacientes que estiveram no hospital apresentaram sintomas semelhantes e estão internados em enfermarias de diferentes unidades do estado.
+Desafio do TikTok: Menino de 12 anos morre após inalar desodorante
Os primeiros sintomas surgiram no dia 13 de outubro, inicialmente tratados como uma virose ou quadro gripal. No dia 17, profissionais começaram a relatar dores no peito, e dois dias depois os casos foram comparados, revelando um surto atípico.

A área onde os primeiros registros ocorreram foi desocupada para análise. A Sesa ainda afirmou que não há evidências de transmissão entre pessoas, já que todos os infectados atuavam ou circularam no mesmo setor.
Técnicos da equipe epidemiológica do Ministério da Saúde foram enviados para acompanhar o caso em uma sala de situação montada no hospital para investigar o que causou a contaminação.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).