Lacen já detectou 21 linhagens do novo coronavírus em circulação na Bahia

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 225 genomas completos do novo coronavírus em pacientes residentes de 88 municípios baianos.

Por Da Redação.

Lacen já detectou 21 linhagens do novo coronavírus em circulação na Bahia CDC/divulgação

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 225 genomas completos do novo coronavírus em pacientes residentes de 88 municípios baianos. O trabalho, que vem sendo realizado há oito meses, já detectou 21 linhagens em circulação na Bahia.

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), as variantes P.1 (Manaus), P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido) estão entre as detectadas. O boletim divulgado nesta sexta-feira (14), que analisa casos de abril deste ano, confirma a predominância das variantes mais agressivas em toda a Bahia, sobretudo, a P.1.

“As amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado e identificar a dispersão de variantes mais contagiosas, existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clínico”, alertou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Também conforme a Sesab, todas as amostras avaliadas eram de pacientes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos. Os dados sugerem, ainda, que a mobilidade humana contribui, como fator crucial, para a disseminação das variantes do novo coronavírus. 

LEIA MAIS: Número de mortes de grávidas em 2021 já ultrapassa todo ano de 2020

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.