Casos semanais de Covid-19 aumentam no Brasil após semanas de queda; número de mortes diminui no Nordeste
Casos semanais de Covid-19 aumentam no Brasil após semanas de queda; número de mortes diminui no Nordeste
Após quatro semanas com o número de casos confirmados de Covid-19 caindo, o número voltou a subir no Brasil. Segundo o Huffpost divulgou nesta quinta (29/10), foram 156.273 registros na semana encerrada na última sexta (24/10), 10% a mais em relação aos 121.725 da semana anterior. Na análise por região, a piora foi mais grave no Norte (35%), seguida por Sul (21%), Centro-Oeste (11%), Sudeste (4%) e Nordeste (2%).
Por outro lado, o número de mortes na última semana analisada foi de 3.228, uma queda de 7% na comparação com os 3.477 da semana anterior. No Nordeste houve a maior queda, com redução foi de 14%, seguida pelo Centro-Oeste, com queda de 15%, e 1% de recuo no Sudeste. Na contramão, na região Sul as mortes subiram 9% e no Norte houve acréscimo de 14%.
O aumento no número de mortes e local onde houve maior aumento de casos, o Norte parece estar vivendo uma segunda onda, principalmente o estado do Amazonas. Questionado pela reportagem sobre a piora do cenário epidemiológico, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, atribuiu os números a uma “atualização de registros de óbitos que aconteceram em semanas anteriores”.
Nos dados acumulados desde o início da epidemia, são 158.456 mortes causadas pelo novo coronavírus e 5.468.270 de diagnósticos confirmados. Na comparação internacional, o Brasil é o segundo país com mais vítimas fatais, de acordo com o mapeamento do Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade Johns Hopkins, atrás apenas dos Estados Unidos. Ao considerar a população de cada nação, o Brasil ocupa a 6ª posição em relação aos óbitos de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). São 743,07 mortes por milhão de habitantes.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.