Câncer de pâncreas: veja sintomas da doença que afeta Edu Guedes
Edu Guedes passou por cirurgia de emergência após ser diagnosticado com câncer no pâncreas
Por Ananda Costa.
No último sábado (5), o apresentador Edu Guedes precisou ser submetido a uma cirurgia de urgência após ser diagnosticado com câncer no pâncreas, uma doença silenciosa que não dá sinais no estágio inicial.
Em conversa com o gastroenterologista Dr. Felipe Lopes, ele explica que, por ser uma doença silenciosa, o câncer de pâncreas normalmente só é descoberto durante a investigação ou tratamento de outras enfermidades, como foi o caso do apresentador, que passou mal há alguns dias devido a uma infecção causada por uma crise renal.
“Por se tratar de uma doença que é silenciosa, ela não dá sinais e sintomas logo nos estágios iniciais, então isso passa despercebido, porque geralmente só procuramos assistência médica quando estamos sentindo algum desconforto, dor ou outro sintoma. Por isso, o câncer de pâncreas costuma ser detectado tardiamente”, afirmou.
Causas da doença
O especialista explica que o principal fator de risco é o tabagismo. No entanto, hábitos de vida precários também influenciam diretamente nas causas da doença.
“Pessoas que têm uma alimentação mais rica em gordura animal, carnes processadas e alimentos ultraprocessados, de maneira geral, apresentam um fator de risco maior. Elas têm mais chances de desenvolver não só o câncer de pâncreas, mas também outras doenças neoplásicas. Pacientes diabéticos, obesos ou que têm resistência insulínica de longa data também apresentam risco aumentado, assim como aqueles com histórico familiar da doença, especialmente parentes de primeiro grau”, explicou.
Sintomas do câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas não apresenta sintomas claros e específicos, já que cada quadro clínico pode se manifestar de forma diferente.
No entanto, em geral, os sintomas mais comuns incluem fadiga, perda de apetite e dores abdominais. Em casos mais avançados, pode haver icterícia, quando a pele e os olhos adquirem coloração amarelada.
Tratamento
O tratamento do câncer de pâncreas depende do momento em que a doença é diagnosticada. Quanto mais cedo for descoberta, maiores as chances de recuperação do paciente.
“Se ele é descoberto numa fase mais inicial, o tratamento cirúrgico tem potencial curativo. Chamamos essa cirurgia de duodenopancreatectomia, ou cirurgia de Whipple. Esse procedimento oferece uma chance real de cura”, contou o médico.
No entanto, em casos mais avançados, os tratamentos são específicos para cada paciente, dependendo do estágio em que o câncer é identificado.
LEIA MAIS: Ana Hickmann assume namoro com Edu Guedes: 'Novo motivo para sorrir'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).