Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda

Ação da Secretaria Municipal de Saúde segue até 31 de outubro: Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda

Por João Tramm.

A Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda-feira (6). A ação é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e seguirá até o dia 31 de outubro.

Durante o período da campanha, a SMS disponibilizará doses em 160 salas de vacinação da rede municipal. Além disso, equipes de saúde percorrerão escolas municipais, estaduais e particulares, facilitando o acesso às vacinas e oferecendo maior comodidade às famílias.

Foto: Divulgação Secom PMS / Bruno Concha

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda

O principal objetivo da Campanha é atualizar as cadernetas de vacinação, resgatar quem ainda não foi imunizado e ampliar a cobertura vacinal prevista no Calendário Nacional de Vacinação. O público-alvo contempla crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, além de jovens entre 15 e 19 anos que ainda não iniciaram ou não completaram a imunização contra o HPV.

A iniciativa também inclui uma estratégia de vacinação seletiva, direcionada aos grupos elegíveis para as vacinas contra febre amarela e sarampo.

Para a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, a campanha simboliza um trabalho conjunto em defesa da saúde coletiva.

“Vacinar é proteger o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes. Esta campanha é uma grande oportunidade para que crianças, adolescentes e suas famílias possam ter acesso à vacinação, iniciando, completando os esquemas e garantindo a imunidade necessária contra doenças que já sabemos como prevenir. É um esforço coletivo para manter Salvador protegida”, afirmou.

Apesar de não ser o público-alvo da campanha, é indicado que, mesmo mulheres adultas que já contraíram HPV, se vacinem. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, mulheres sexualmente ativas já infectadas pelo HPV permanecem sob risco de novas infecções ao longo da vida.

Vacinação na Bahia

A vacinação na Bahia apresentou avanços significativos no primeiro semestre de 2025, especialmente entre crianças e adolescentes. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, mais de 49,9 mil doses foram aplicadas em 82,4% dos municípios baianos, com destaque para a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE).

Também foi registrado aumento no número de municípios que atingiram ou superaram a meta de 95% de cobertura para as vacinas do calendário infantil. Um exemplo é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O número de municípios baianos que atingiram a meta para essa vacina subiu de 165, em 2022, para 311, em 2024. A cobertura da segunda dose também cresceu de forma expressiva, passando de 26 para 201 municípios.

Foto: Betto JR./PMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.