Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde contabiliza 661 notificações de suspeita de intoxicação por metanol no país; São Félix aparece pela primeira vez na lista

Por Matheus Caldas.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (17), um novo balanço de notificações por suspeita de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas em todo o país. A atualização inclui um novo caso na Bahia, registrado no município de São Félix, no Recôncavo.

Com o novo registro, a Bahia soma quatro notificações. Além de São Félix, os outros casos ocorreram em Irecê, Salvador e Feira de Santana — os três últimos já descartados.

Em Feira de Santana, a vítima foi Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, que morreu na madrugada do dia 3 de outubro, após ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha. Segundo familiares, ele tinha histórico de dependência alcoólica e foi encontrado em casa com alteração do nível de consciência e palidez.

No mesmo dia, Salvador também entrou na lista de cidades com suspeitas de intoxicação, posteriormente descartadas pelo Ministério da Saúde.

Novo caso de suspeita por intoxicação de metanol foi registrado em São Félix | Foto: Agência SP/Divulgação

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) foi procurada para mais informações sobre o caso de São Félix, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza 661 notificações por suspeita de intoxicação por metanol. Destas, 46 foram confirmadas, 528 descartadas e o restante ainda está em análise. São Paulo concentra o maior número de confirmações: 38 casos, incluindo oito mortes.

Outros dois casos foram investigados por secretarias municipais baianas, mas não chegaram a ser registrados oficialmente. Em Jacobina, um homem de 24 anos apresentou sintomas compatíveis com intoxicação, mas teve melhora e o quadro foi considerado incompatível com a definição de caso suspeito.

Em Tucano, a Secretaria Municipal de Saúde descartou a suspeita de um homem de 52 anos internado no Hospital Municipal Mariana Penedo no dia 9 de outubro. Segundo a pasta, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) analisou o material coletado e descartou a presença de metanol.

Caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado em São Félix | Foto: GOVBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.