Anvisa recomenda que gestantes não devem tomar vacinas com adenoviral; imunizantes de Oxford e Janssen se enquadram
A sugestão é que grávidas sejam imunizadas com as vacinas da Pfizer ou Coronavac. De janeiro a junho deste ano, 1.156 gestantes já tinham morrido em decorrência da doença no Brasil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que gestantes não tomem imunizantes contra a Covid-19 que utilizam vetor adenoviral. As vacinas de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, em duas doses, e da Janssen, dose única, se enquadram na advertência.
Dessa forma, a sugestão é que grávidas sejam imunizadas com as vacinas da Pfizer ou Coronavac. Em maio deste ano, a Anvisa já havia recomendado a suspensão da vacina AstraZeneca no grupo de gestantes, e na última sexta (2/7), extendeu a orientação para a Janssen, que chegou ao Brasil no final do mês passado.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de letalidade entre as grávidas que contraíram a Covid-19 é de 7,2%, maior que a taxa do país no geral, que é de 2,8%. De janeiro a junho deste ano, 1.156 gestantes já tinham morrido em decorrência da doença no Brasil.
O órgão manteve, no entanto, a recomendação pela continuidade da vacinação com os imunizantes com vetor adenoviral para o restante das pessoas "uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos associados à infecção por Covid-19."
LEIA MAIS: Cuidado na hora de beijar! Novo coronavírus se replica em glândulas salivares, aponta estudo da USP
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.