Anvisa proíbe fabricação e venda de três marcas de café por contaminação

Anvisa proibiu a fabricação e comercialização de três marcas de café: Melissa, Pingo Preto e Oficial

Por Da Redação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (2), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de três marcas de café: Melissa, Pingo Preto e Oficial. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e se baseia na presença da toxina ocratoxina A, impurezas e irregularidades na rotulagem dos produtos.

Três marcas de café foram proibidas pela Anvisa. Foto: Freepik

+ 'Cafezinho': tradição resiste à modernização e abandono do ofício em Salvador

+ Alta nos preços derruba consumo de café em 16%, aponta associação

As marcas já haviam sido consideradas impróprias para o consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no fim de maio. Na ocasião, o órgão determinou o recolhimento dos lotes contaminados e emitiu um alerta de risco à saúde pública.

Segundo a Anvisa, além da presença de substâncias tóxicas, foi identificada contaminação no produto final, atribuída a falhas nas boas práticas de fabricação, especialmente nos processos de seleção das matérias-primas, produção e controle de qualidade.

A agência também apontou problemas na rotulagem dos produtos. De acordo com o informe, as embalagens contêm imagens e informações que podem induzir o consumidor ao erro, levando-o a acreditar que se trata de café, quando, na verdade, o conteúdo não corresponde à denominação legal da bebida.

A orientação é para que consumidores que tenham adquirido algum dos produtos interrompam imediatamente o uso.

Foto: Pexels

LEIA MAIS: Mais duas marcas de azeite são proibidas pela Anvisa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.