Alunos relatam intoxicação alimentar após almoço em universidade na Bahia
Intoxicação alimentar: Univasf instaurou procedimento para investigar serviço
Por Da redação.
Alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do campus de Juazeiro, Bahia, relataram sintomas de intoxicação alimentar após almoçarem no Restaurante Universitário, na terça-feira (11). Após as denúncias, a instituição comunicou que iniciou uma investigação para apurar supostas irregularidades no fornecimento de alimentos.

"A Coordenação Geral dos Restaurantes Universitários e a equipe técnica de Nutrição da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tomaram ciência, por meio de relatos de estudantes e docentes, da suspeita de um surto de mal-estar e infecção gastrointestinal relacionado ao almoço servido no Restaurante Universitário (RU) do Campus", diz a nota.
Ações após casos de intoxicação alimentar
A instituição de ensino reforçou que o fato está sendo tratado com seriedade, dada a gravidade e o potencial impacto na saúde da comunidade. Ela também informou as medidas que foram tomadas de forma imediata:
- Acionamento da Fiscalização: A equipe de Nutrição, Gestora e Fiscal do Contrato nº 026/2025, foi prontamente acionada para iniciar a investigação in loco na unidade e junto à empresa contratada, a BR ALL Alimentação e Serviços LTDA., conforme previsto no Termo de Referência (TR).
- Notificação da empresa contratada: A BR ALL Alimentação e Serviços LTDA. foi formalmente notificada na manhã de hoje (12) por meio do Ofício Nº 030/2025 CGRU/DRBA/Proae. A empresa tem um prazo de 72 horas para apresentar laudo preliminar com a análise das amostras de retenção e relatório formal com esclarecimentos sobre o ocorrido e ações corretivas a serem implementadas.

"Reforçamos que a responsabilidade pela segurança e qualidade dos alimentos é da empresa contratada, e todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do contrato e a segurança alimentar serão aplicadas.
Tão logo tenhamos os resultados da apuração técnica, a Coordenação Geral dos RUs fará um novo comunicado à comunidade acadêmica sobre as causas e as providências administrativas e contratuais adotadas. Colocamo-nos à disposição", acresenta o comunicado da Univasf.
Leia também:
+Canetas emagrecedoras podem reduzir a duração do botox, diz novo estudo
+Anvisa suspende marcas de glitter comestível com plástico na composição
+Novo estudo descarta relação entre uso de paracetamol na gravidez e risco de autismo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).