Homem fica ferido após ataque de jacaré na Bahia
Ataque de jacaré na Bahia ocorreu em Sento Sé; vítima de 38 anos sofreu ferimentos na cabeça e no pescoço e foi socorrida por amigos
Por Ananda Costa.
Um homem de 38 anos ficou ferido após um ataque de jacaré na Bahia, no município de Sento Sé, no norte do estado. O caso aconteceu no domingo (28), em um trecho do rio São Francisco.

Segundo informações iniciais, o homem mergulhava em uma área do rio onde é comum a presença de jacarés e capivaras quando foi atacado por um jacaré-de-papo-amarelo. Ele sofreu ferimentos na região da cabeça e do pescoço e foi socorrido pelos próprios amigos.
A vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde em Sento Sé, onde recebeu atendimento médico. Após avaliação, o homem foi liberado.
Informações apontam que existe a possibilidade de ter uma ninhada de jacarés no local, o que pode ter provocado a reação defensiva do animal para proteger os filhotes.
A recomendação é evitar áreas com mato e pedras, semelhantes a pântanos, onde esses animais costumam se abrigar.
Outros casos envolvendo jacaré
jacaré de apoio

Um supermercado da rede Walmart em West Brownsville, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, proibiu a entrada de um jacaré de estimação que acompanhava um cliente durante as compras. O animal, chamado Jinseioshi, é tratado pelo tutor, Wesley Silva, de 60 anos, como um “animal de apoio emocional”. Com informações do portal Extra.
A administração do Walmart confirmou a decisão e afirmou que prioriza a segurança de clientes e fornecedores. Em nota, a empresa destacou que há “limites” para animais reconhecidos como de apoio emocional, citando “perigos potenciais”. Apenas cães e minicavalos estão entre os exemplos permitidos pela legislação.
Segundo reportagem da emissora WPXI, Wesley costumava levar o réptil de 1,5 metro e 14 quilos dentro do carrinho enquanto circulava pelos corredores da loja. Em algumas ocasiões, o animal aparecia até com roupas. A presença, no entanto, passou a preocupar outros clientes, que solicitaram à gerência que o jacaré fosse impedido de entrar no supermercado.
Jacaré nas costas
O vídeo de um homem em situação de rua carregando um jacaré nas costas tomou conta das redes sociais. Ele afirma que pretendia trocar o animal por comida ou drogas. O caso inusitado aconteceu em Manaus.
Nas imagens, o homem aparece com o réptil aparentemente imobilizado, com a boca amarrada por fios, apoiado sobre o ombro. Ele afirma ter capturado o animal em um igarapé da região.
“Peguei no igarapé. Isso aqui dá só uma marmita pra eu comer, ou uma 'pedra' pra eu fumar”, declara no vídeo. Não é possível confirmar, pelas imagens, se o jacaré ainda está vivo.
Jacaré em Patamares

Um jacaré foi encontrado na faixa de areia da praia de Patamares, em Salvador. O animal foi resgatado por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Ninguém ficou ferido durante a ação.
A equipe chegou ao local por volta do fim da manhã, acompanhada por alunos do Curso de Policiamento Ambiental promovido pela unidade. Os militares confirmaram a presença do réptil e realizaram o resgate com segurança, aplicando técnicas de contenção aprendidas em treinamento.
LEIA MAIS: Bruno Reis mantém orçamento de R$ 51,6 milhões para emendas de vereadores
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).