Alerta! Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos no país
O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama
Dois supostos casos de varíola dos macacos estão sendo investigados no Brasil, nos estados de Santa Catarina e Ceará, informou nesta segunda-feira (30/5) o Ministério da Saúde. Apesar da suspeita, a pasta reforçou que não há casos confirmados da doença no Brasil até o momento.
No domingo (29/5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o boletim que contabiliza o número de casos ao redor do mundo. De acordo com a OMS, foram confirmados laboratorialmente 257 casos em 20 países considerados não endêmicos para a doença
Segundo o levantamento, cerca de 120 casos suspeitos em 23 países também foram relatados à OMS, sendo que nenhuma morte foi reportada. Os dados consideram as estimativas da OMS até o dia 26 de maio.
A entidade alerta que a situação evolui rapidamente e mais casos devem ser identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos, bem como em países conhecidos como endêmicos que não relataram casos recentemente.
LEIA MAIS: Bombeiros militares da Bahia seguem para trabalhar no resgate de vítimas da chuva em Pernambuco
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!