Alcântara, no Maranhão, é a primeira cidade brasileira 100% vacinada contra a Covid-19, diz governador Flávio Dino
Dino vai editar um decreto que cria a premiação em dinheiro para quem concluir o processo de imunização.
A cidade Alcântara, no Maranhão, tornou-se, nesta quarta-feira (16/6), a primeira localidade brasileira com 100% da população adulta vacinada contra Covid-19, segundo informações do governo estadual. O feito foi celebrado com um evento na própria cidade, que fica a cerca de 30 quilômetros da capital São Luís.
Segundo o governador Flávio Dino (PCdoB), os esforços continuam para que a vacina chegue em todas as regiões do Estado com os Arraiais da Vacinação e o trabalho conjunto com os municípios. Nas redes sociais, o governador parabenizou as equipes de saúde pela conquista da Cidade. “Que muitas outras venham. Parabéns às equipes estaduais e municipais”.
Para dar apoio à vacinação, a Secretaria de Saúde enviou equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão, formadas por enfermeiros, aplicadores e digitadores que junto com os profissionais municipais, para agilizarem o processo. Além disso, o governo decidiu ainda direcionar mais vacinas ao município, e agentes de saúde foram enviados às 162 comunidades que são quilombolas - grupo inserido como prioritário do Programa Nacional de Imunização.
Para motivar que a população maranhense, de outras cidades, procure os postos de vacinação para a segunda dose do medicamento contra a Covid-19, Dino vai editar um decreto que cria a premiação em dinheiro para quem concluir o processo de imunização.
O governador alega que a medida foi tomada devido a baixa adesão à segunda dose da vacina, que até o momento, já foi aplicada em apenas 7,96% da população do estado. A premiação será feita por um sorteio, com valores que podem chegar até R$ 10 mil.
Após tomar a segunda dose, o cidadão vai receber um número que será cadastrado no sistema do Ministério da Saúde e servirá como controle da premiação. Os primeiros sorteios devem acontecer a partir da próxima semana.
"Eu estou editando um decreto criando uma espécie de premiação para a segunda dose, uma espécie de lembrete, uma animação. E ao mesmo tempo, você socialmente fazer uma corrente positiva a favor da vacina, tendo vista estas mensagens contraditórias, que o presidente da República sobretudo reitera, veja que até hoje ele não se vacinou. E tudo isso parece ser necessário", explicou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.