AO VIVO Últimas Notícias
14/06/2024 11h10 | Atualizado em 14/06/2024 11h10

Faculdade em Salvador oferece atendimento gratuito para pessoas com Lipedema; saiba mais

Serviço é realizado nos Instituto de Saúde, no Campus Paralela, às terças e quintas.

Faculdade em Salvador oferece atendimento gratuito para pessoas com Lipedema; saiba mais Foto: Freepik
Da Redação

Junho é o mês de conscientização do Lipedema, doença crônica, progressiva e que não tem cura, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas, que afeta principalmente as mulheres.

Uma condição que pode ser melhorada com os tratamentos corretos. Para quem é portador da doença, o curso de Fisioterapia da Unijorge oferece atendimento gratuito no Instituto de Saúde, no Campus Paralela, com consultas realizadas às terças e quintas-feiras. É necessário agendamento prévio para realizar uma avaliação inicial.

Estima-se que o Lipedema atinja uma em cada dez mulheres no mundo e tem impactos não só na saúde física, mas também na saúde mental e na qualidade de vida das portadoras.

A professora e preceptora de estágio do curso, Danielle Oliveira, explica que a doença tende a progredir com o passar dos anos e é medida em estágios de evolução, desde o estágio 1, em que a aparência da pele é normal, mas tem nódulos subcutâneos palpáveis, ao estágio 5, mais avançado, onde parecem grandes deformidade de pele e gordura, associados a lesão do sistema linfático.

“A fisioterapia está entre os pilares do tratamento conservador dessa enfermidade. Fazemos o acolhimento desses pacientes e utilizamos procedimentos que ajudam a modular o efeito anti-inflamatório e a melhorar fibroses e aderências. Além disso, aplicamos terapias para melhorar o retorno venoso e linfático, como Drenagem Linfática Manual, Terapia, Fotobiomodulação e exercícios específicos bem como para aliviar a dor e a sensação de peso”, afirma a profissional.

Para agendar uma consulta, os interessados devem entrar em contato com Instituto de Saúde pelo número de whatsapp (71) 99611-6919, preencher o formulário e aguardar a confirmação.

LEIA MAIS: Atenção, estudantes! Termina hoje (14) prazo para se inscrever no Enem 2024

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).