OMS emite alerta para surto de doença transmitida por animais
Segundo a OMS doença pode ser transmitida diretamente ou por meio de produtos de origem animal
Por Da Redação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre um surto de antraz na República Democrática do Congo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), foram notificados pelo menos 16 casos suspeitos e uma morte.
Essa infecção bacteriana, que afeta principalmente animais, pode ser transmitida aos seres humanos diretamente ou por meio de produtos contaminados de origem animal.
O surto foi registrado na província de Kivu do Norte, no leste do país, região marcada por conflitos violentos entre tropas do governo e grupos rebeldes. Embora o antraz raramente seja contagioso entre seres humanos, a bactéria Bacillus anthracis produz toxinas potentes resultantes em alta taxa de letalidade.
Para controlar a disseminação da doença, a OMS autorizou uma nova campanha de vacinação em rebanhos, já que o antraz afeta principalmente ruminantes como vacas, ovelhas e cabras.
Existem vacinas contra o antraz tanto para animais quanto para humanos. A vacina veterinária é usada para controlar a doença nos rebanhos, enquanto o estoque de vacinas para humanos é limitado e destinado a indivíduos com possível exposição ao patógeno.
Transmissão
O antraz pode ser transmitido por esporos ingeridos, inalados ou através de cortes na pele, onde germinam, se multiplicam e produzem toxinas. Insetos podem transmitir a bactéria entre animais, enquanto a ração animal pode ser contaminada com farinha de ossos infectados.
Humanos podem ser infectados ao manusear ou abater animais doentes ou ao entrarem em contato com produtos contaminados, como carne e couro.
Sintomas
A infecção pode ocorrer quando esporos entram em contato com cortes na pele, gerando uma ferida preta. Outros sintomas iniciais incluem dor de cabeça, muscular, febre e vômitos. O antraz gastrointestinal resulta da ingestão de carne infectada, com sintomas como intoxicação alimentar, dor abdominal intensa, vômito com sangue e diarreia.
A forma mais grave e rara, o antraz pulmonar, ocorre quando esporos são inalados, com sintomas iniciais semelhantes aos de um resfriado, podendo evoluir para dificuldades respiratórias graves e choque.
Leia Mais: Anvisa volta a proibir a venda de creme dental da Colgate; entenda
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).