OMS emite alerta para surto de doença transmitida por animais

Segundo a OMS doença pode ser transmitida diretamente ou por meio de produtos de origem animal

Por Da Redação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre um surto de antraz na República Democrática do Congo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), foram notificados pelo menos 16 casos suspeitos e uma morte.

Essa infecção bacteriana, que afeta principalmente animais, pode ser transmitida aos seres humanos diretamente ou por meio de produtos contaminados de origem animal.

OMS alerta para durto de doença desconhecida. Foto: Wanderson Araújo | Trilux

O surto foi registrado na província de Kivu do Norte, no leste do país, região marcada por conflitos violentos entre tropas do governo e grupos rebeldes. Embora o antraz raramente seja contagioso entre seres humanos, a bactéria Bacillus anthracis produz toxinas potentes resultantes em alta taxa de letalidade. 

Para controlar a disseminação da doença, a OMS autorizou uma nova campanha de vacinação em rebanhos, já que o antraz afeta principalmente ruminantes como vacas, ovelhas e cabras.

Existem vacinas contra o antraz tanto para animais quanto para humanos. A vacina veterinária é usada para controlar a doença nos rebanhos, enquanto o estoque de vacinas para humanos é limitado e destinado a indivíduos com possível exposição ao patógeno.

Transmissão

O antraz pode ser transmitido por esporos ingeridos, inalados ou através de cortes na pele, onde germinam, se multiplicam e produzem toxinas. Insetos podem transmitir a bactéria entre animais, enquanto a ração animal pode ser contaminada com farinha de ossos infectados.

Foto: Imagem Ilustrativa | Freepik

 Humanos podem ser infectados ao manusear ou abater animais doentes ou ao entrarem em contato com produtos contaminados, como carne e couro.

Sintomas

A infecção pode ocorrer quando esporos entram em contato com cortes na pele, gerando uma ferida preta. Outros sintomas iniciais incluem dor de cabeça, muscular, febre e vômitos. O antraz gastrointestinal resulta da ingestão de carne infectada, com sintomas como intoxicação alimentar, dor abdominal intensa, vômito com sangue e diarreia.

A forma mais grave e rara, o antraz pulmonar, ocorre quando esporos são inalados, com sintomas iniciais semelhantes aos de um resfriado, podendo evoluir para dificuldades respiratórias graves e choque.

Leia Mais: Anvisa volta a proibir a venda de creme dental da Colgate; entenda

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.