AO VIVO Últimas Notícias
19/02/2024 10h20 | Atualizado em 19/02/2024 10h20

Hospital Aristides Maltez realiza Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária

Ao longo do ano, serão realizados 11 módulos e o curso deve beneficiar mais de 99 pacientes.

Hospital Aristides Maltez realiza Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária Foto: Divulgação
Lorena Sousa

O Hospital Aristides Maltez (HAM) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) realizam o Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária, voltado para profissionais de todo o Brasil e coordenado pela mastologista Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, pelo médico Paulus Fabricio Ramos, mastologista da SBM, e pela médica Sálvia Canguçu, mastologista do HAM.

Ao longo do ano, serão realizados 11 módulos e o curso deve beneficiar mais de 99 pacientes, uma oportunidade ímpar para os profissionais de saúde que desejam aprimorar suas habilidades e contribuir significativamente para o bem-estar das pacientes. O primeiro módulo do curso terá início em 29 de fevereiro, estendendo-se até os dias 1 e 2 de março.

Segundo Ana Cláudia Imbassahy “ é grande expectativa nesse curso que é de extrema relevância para a ampliação do acesso à reconstrução mamária, pois irá contribuir com o aprendizado e a educação continuada dos médicos que têm interesse nas cirurgias oncoplásticas e de reconstrução mamária. E o principal benefício, sem dúvida, será para as nossas pacientes com câncer de mama”.

O médico Paulus disse que ”o objetivo é realizar reconstruções mamárias e melhorar os resultados estéticos das pacientes. A oncoplástica é um conjunto de técnicas, que vão agregar às pacientes melhores resultados ao tratamento oncológico. Por isso, é muito importante os mastologistas terem essa formação, assim como outros médicos e cirurgiões plásticos são bem-vindos.”.

Já a médica Sálvia reforçou que “É uma honra participar como coordenadora desse curso, fruto da parceria com o Hospital Aristides Maltez e a Sociedade Brasileira de Mastologia, sendo o primeiro Norte e Nordeste em reconstrução mamária e trazendo benefícios para milhares de pacientes aqui do hospital.”.

De acordo com indicadores apresentados pelo médico Paulus em reunião com os gestores da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) e do HAM, estima-se que, no Brasil, apenas 30% das mulheres realizam reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Este dado revela a importância de ampliar a formação dos profissionais, fornecer uma visão diferenciada por meio da educação continuada e agregar técnicas cirúrgicas na qualificação desses médicos”.

LEIA MAIS: Viva Verão: diversas expressões culturais se unem para abrir primeira edição do festival

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Tópicos relacionados