Dia Nacional de Combate ao Fumo: 70% dos casos de câncer de bexiga são associados ao cigarro
O câncer de bexiga é o 10º tumor mais prevalente na população, sendo mais frequente nos homens, e sua principal causa é o tabagismo
Nesta terça-feira (29/8) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo reportagem do Bom Dia Bahia, programa da TV Aratu, o tabagismo causa ou aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças, em especial as cardiovasculares isquêmicas (insuficiência vascular periférica, infarto do miocárdio e derrame cerebral) e as respiratórias (bronquite, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras), sendo fator de risco para o câncer de pulmão e outros tipos de câncer.
Além disso, a exposição involuntária à fumaça do tabaco, mesmo em um curto período, pode acarretar danos. O câncer de bexiga, por exemplo, é o 10º tumor mais prevalente na população, sendo mais frequente nos homens, e sua principal causa é o tabagismo.
Isso acontece por que a bexiga também pode sofrer com os efeitos das mais de 5 mil substâncias químicas, muitas delas carcinogênicas, presentes na composição do cigarro. Quando inaladas, elas entram na corrente sanguínea, são filtradas pelos rins e acabam danificando células da bexiga.
Confira a matéria completa do Bom Dia Bahia sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=u6v2delX3Ek
LEIA MAIS: Caso de meningite bacteriana é confirmado em Alagoinhas; paciente está em isolamento
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!