AO VIVO Últimas Notícias
23/03/2023 20h37 | Atualizado em 23/03/2023 20h37

Sextou com a imunização em dia! Salvador segue com vacinação contra Covid-19 nesta sexta

A aplicação da bivalente para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

Sextou com a imunização em dia! Salvador segue com vacinação contra Covid-19 nesta sexta Foto: divulgação
Flávia Alexandre

A vacinação contra a Covid-19 segue nesta sexta-feira (24/3), em Salvador, das 8h às 16h. Confira os públicos e locais de vacinação abaixo:

VACINA BIVALENTE: 

A aplicação da bivalente para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente.

A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.

A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de quatro meses a partir da 3ª dose.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

Para ter acesso à bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o Cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/. A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde.

GESTANTES 

Segundo o informe técnico, para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.

PUÉRPERAS

Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante e documento do hospital onde ocorreu o parto)

TRABALHADOR DE SAÚDE 

Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho, ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

DEMAIS PÚBLICOS 

A estratégia de vacinação contempla ainda as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS (www.saude.salvador.ba.gov.br). A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, Cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema Liberou Geral, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia Liberou Geral devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço; e todos os indivíduos de 40 anos ou mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais contra Covid-19.

APRAZAMENTOS DESTA SEXTA (24/3):

2ª DOSE – PFIZER BABY: CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 23/2/2023

2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 24/1/2023

2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 20/4/2023 – COM NOME NO SITE

2ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 20/4/2023 – LIBEROU GERAL

2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 20/4/2023

REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 24/10/2022

3ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 24/11/2022

3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 25/11/2022 – LIBEROU GERAL

3ª DOSE– PFIZER BIVALENTE: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 26/1/2023

3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 24/10/2022

3ª DOSE (2º REFORÇO): PESSOAS ENTRE 18 E 39 ANOS QUE FIZERAM ESQUEMA PRIMÁRIO COM JANSSEN ATÉ 24/11/2022

4ª DOSE (3º REFORÇO): PESSOAS COM 40 ANOS OU MAIS QUE FIZERAM O ESQUEMA PRIMÁRIO COM JANSSEN ATÉ 24/11/2022

4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 24/11/2022 – LIBEROU GERAL

REFORÇO PFIZER BIVALENTE: PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS, TRABALHADORES DA SAÚDE, GESTANTES, PUÉRPERAS, E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE – QUE TOMARAM A 4ª DOSE ATÉ O DIA 24/11/2022

POSTOS:

1ª DOSE – CORONAVAC PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

2ª DOSE – CORONAVAC PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

1ª E 2ª DOSES – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES
Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

1ª E 2ª DOSES – PFIZER BABY: CRIANÇAS 6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES)

Postos fixos: USF Garcia, UBS Manoel Vitorino (Brotas), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM/SEM COMORBIDADES

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, USF João Roma Filho, UBS José Mariane, USF Cajazeiras V, USF Capelinha, UBS Sérgio Arouca, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

DOCUMENTOS:

Criança acompanhada pelo pai ou mãe: Necessário estar com nome no site da SMS e no ato da vacinação apresentar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança.

Criança desacompanhada do pai ou da mãe: Necessário estar com o nome no site e no ato da vacinação estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/formulario-vacinacao-criancasV6.pdf.

OBS: Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

2ª DOSE – CORONAVAC: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS

Pontos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias e UBS Sérgio Arouca (Paripe).

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (EXCETO 2ª DOSE CORONAVAC)

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos).

Pontos fixos: Home Center Ferreira Costa (8h às 16h) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).

Postos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Menino Joel, USF Alto das Pombas, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Santa Cruz (das 8h às 14h30), USF Federação, USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Resgate, USF Calabetão, USF Sussuarana I, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Jardim Campo Verde, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF IAPI, USF San Martin I, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF São Marcos I, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Pirajá, USF Boa Vista do São Caetano, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF San Martim II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Alto do Cabrito, UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

VACINAÇÃO BIVALENTE: IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS E OS IMUNOCOMPROMETIDOS, TRABALHADORES DA SAÚDE, GESTANTES, PUÉRPERAS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE E OS IMUNOCOMPROMETIDOS DE 12 ANOS OU MAIS.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Vila Militar (Dendezeiros).

Pontos volantes: Atacadão Atakarejo (Cajazeiras – 9h às 16h), Atakadão Atakarejo (São Caetano – 9h às 16h); Home Center Ferreira Costa (Paralela – 8h às 16h), Estação Mussurunga | Medmóvel (8h às 16h); shoppings Bela Vista, da Bahia e Barra (9h às 16h).

Postos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris); USF Clementino Fraga, USF Federação, USF Imbuí, USF Pituaçu, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras, USF Resgate, USF Arraial do Retiro, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy, USF Boca da Mata, USF Cajazeiras V, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), UBS Virgílio de Carvalho, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas; UBS São Cristóvão, UBS Orlando Imbassahy, UBS Maria Conceição Imbassahy, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF São Marcos I, UBS Vale dos Lagos, USF Nova Brasília, USF Boa Vista do São Caetano, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Pirajá, UBS Péricles Laranjeiras, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF Teotônio Vilela II, USF Itacaranha, USF Plataforma, USF Tubarão, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.

LEIA MAIS: UFBA investiga envenenamento de cadelas no campus de Ondina

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!