Crianças de 12 meses já estão recebendo a nova vacina contra a meningite, a ACWY, que substitui a meningocócica C, como dose de reforço no esquema vacinal contra meningite bacteriana em Salvador. A imunização está disponível em todas as 162 salas de vacina da rede municipal.

+ Vacina da gripe: é seguro se vacinar gripado? Veja o que diz especialista
A principal novidade é que, com a atualização do calendário vacinal, a vacina ACWY passa a substituir a meningocócica C na dose de reforço aplicada aos 12 meses de idade. A nova fórmula oferece proteção ampliada contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite: A, C, W e Y.
+ Vacina contra herpes-zóster deve ser incluída no SUS, diz Padilha
Antes da mudança, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aos três e cinco meses de idade, e uma dose de reforço com o mesmo imunizante aos 12 meses. Com a substituição pela ACWY, o reforço agora abrange mais sorogrupos.
A vacina meningocócica ACWY já era aplicada gratuitamente pelo SUS em adolescentes de 11 a 14 anos. Com a ampliação da faixa etária para os bebês de 12 meses, o Ministério da Saúde busca reduzir ainda mais a incidência da meningite bacteriana no país.

+ Vacina da gripe deixa gripado? Saiba o que é verdade e o que é mentira
LEIA MAIS: Cobertura vacinal da BCG atinge 71% do público-alvo em Salvador