O exame de sangue é um dos mais conhecidos, populares e fáceis de fazer, e ajudam a detectar uma série de doenças como diabetes, infecções, HIV, avaliar os rins e o fígado, por exemplo.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Newcastle, na Austrália, essa lista pode estar prestes a aumentar: segundo os cientistas, doenças psiquiátricas também podem ser detectadas pelo exame de sangue.
Isso porque a equipe de pesquisadores descobriu uma relação entre a presença de distúrbios psiquiátricos e alguns biomarcadores que podem ser identificados pelos exames de sangue tradicionais, o que pode ser um grande avanço no diagnóstico de transtornos mentais como depressão, esquizofrenia e transtornos bipolares.
De acordo com os cientistas, há "fortes evidências de um efeito causal" entre os transtornos psiquiátricos e os biomarcadores encontrados pela pesquisa.
Apesar de ser uma importante descoberta para o diagnóstico e tratamento de doenças psiquiátricas, já haviam indicadores de que esses transtornos poderiam ser detectados por meio de exames de sangue.
Em 2020, o Pós – PhD em neurociências luso-brasileiro, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, realizou um estudo que abordava o tratamento de doenças psiquiátricas por meio de exames de sangue e/ou genéticos intitulado
"Psicoconstrução – A arquitetura da mente humana: da memória, passando pela hipófise protegida pelo esfenóide, até o eva mitocondrial".
No artigo, é defendido que transtornos psiquiátricos deixam marcas no nosso organismo. Essas marcas são chamadas de biomarcadores, e eles se apresentam na forma de alterações no RNA, moleculares ou bioquímicas. Conseguir identificar essas marcas pode ajudar a identificar a presença de transtornos mentais.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Fonte: Da redação