Poliomielite, sarampo, catapora, caxumba: Ministério da Saúde anuncia campanha com 18 tipos de vacinas para a população
Segundo Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, a campanha deste ano é mais relevante porque, desde 2015, houve uma queda nos índices de vacinação.
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (30/9) a Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará em 45 mil postos de todo o país, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. A campanha se inicia na sexta-feira (1/10) e vai até o dia 29.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, a campanha deste ano é “mais relevante” porque o governo vem identificando, desde 2015, uma “tendência de queda nos índices de vacinação”.
Segundo ele, essa queda tem, entre suas causas, o “desconhecimento sobre a importância da vacina, as fake news, os grupos antivacinas e o medo de eventos adversos”. Aponta também como causa os horários de funcionamento das unidades de saúde que, às vezes, são incompatíveis com as novas rotinas da população.
“A campanha publicitária é importante e urgente, porque temos de combater de forma dura as fake news e o movimento antivacina que vem estimulando a população a não procurar a vacina e, assim, ficar desprotegida”, disse Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo planeja ampliar período inicial previsto para a Campanha Nacional de Multivacinação. “Sabemos que haverá mais tempo disponível porque o Brasil é muito grande, e que existem realidades diferentes no país”, disse Queiroga.
LEIA MAIS: CPI da Covid marca para 20 de outubro a votação do relatório final
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.