Covid-19: mais de 5,5 mi de pessoas viajaram até outra cidade para se vacinar
Os mais de 5,5 milhões de pessoas representam 16,4% do montante registrado no banco de dados do ministério
Mais de 5,5 milhões das pessoas já vacinadas contra Covid-19 no país receberam o imunizante em cidades diferentes das que vivem. Os números levantados pelo site Metrópoles junto ao Ministério da Saúde mostram a tendência do brasileiro de viajar em busca das doses.
Os dados são resultado das diferenças de definição de grupos prioritários, disponibilidade de insumos e velocidade no processo de município para município. Os mais de 5,5 milhões de pessoas representam 16,4% do montante registrado no banco de dados do ministério.
O Ministério da Saúde explicou, em nota, que “a distribuição das doses é feita em etapas e segue critérios técnicos de proporcionalidade do público-alvo a ser imunizado em cada Unidade Federada (UF)”.
Isso é feito “de acordo com a estimativa de população dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base na quantidade de doses entregues pelos laboratórios”.
Diante dessa ida e vinda de pessoas em busca das raras doses de vacinas pelo Brasil, alguns municípios decidiram impedir a imunização de pessoas que vivem em outras cidades. É o caso, por exemplo, de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS: Operação cumpre mandados contra sonegação de R$ 12 milhões em supermercados na Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.