Vacinação contra Covid-19 em mulheres grávidas pode proteger bebês, aponta estudo
Agora, o grupo vai pesquisar quanto tempo os anticorpos provocados pelas vacinações vão durar nos bebês
Um estudo sobre a aplicação da vacina contra a Covid-19 em mulheres grávidas, realizada por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Hadassah, em Israel, revelou que gestantes podem passar a proteção contra o vírus aos bebês.
A pesquisa completa foi publicada na plataforma MedRxiv, voltada para a distribuição online para manuscritos de pesquisas não publicadas que ainda não passaram pela revisão por pares - e divulgadas pela imprensa israelense nessa terça-feira (16/3).
As voluntárias receberam doses da vacina Pfizer/BioNTech durante o terceiro trimestre da gravidez. O estudo, um dos poucos voltados para esse grupo já efetuado, detectou anticorpos em todas as 20 gestantes que receberam as duas doses vacina e em todos os recém-nascidos, por meio da placenta.
"Nossas descobertas ressaltam que a vacinação de mulheres grávidas pode providenciar proteção maternal e neonatal da infecção pelo SARS-CoV-2", diz o estudo.
Os autores destacaram o tamanho pequeno do estudo e acreditam que pesquisas adicionais seriam necessárias para medir o efeito da vacinação em diferentes estágios da gravidez, além da segurança e eficácia das diferentes vacinas disponíveis.
Agora, o grupo vai pesquisar quanto tempo os anticorpos provocados pelas vacinações vão durar nos bebês.
LEIA MAIS: LUTO: repórter cinematográfico da Aratu, Gilmar Vasconcelos morre aos 47 anos vítima da Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003