Rui Costa promete agilizar compra da Sputnik V após sanção da lei que permite a compra de vacinas
Nas redes sociais, Rui disse que fará "com máxima brevidade a formalização junto à Anvisa do pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia".
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que determinou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e à Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) que tomem todas as providências necessárias para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. A informação foi revelada na manhã desta quinta-feira (11/3).
A decisão foi tomada após o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionar na quarta-feira (10/3) lei, permitindo que estados, municípios e setor privado comprem vacinas contra a Covid-19. O texto também permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que pode abrir caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país (já que essa é uma exigência de várias fabricantes do imunizante).
Nas redes sociais, Rui disse que fará "com máxima brevidade a formalização junto à Anvisa do pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia".
Segundo o projeto, agora transformado em lei, os governos podem contratar um seguro privado para cobrir os eventuais riscos das condições impostas por fornecedores em contrato. Essa é uma exigência feita por alguns laboratórios, como Pfizer/BioNTech e Janssen, cujas vacinas ainda não chegaram ao Brasil. Dentre essas condições, estão a ausência de responsabilização ao laboratório em caso de atraso na entrega ou de eventuais efeitos colaterais do imunizante.
LEIA MAIS: PEC Emergencial: Câmara mantém restrições a reajuste de servidores estaduais e municipais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.