Estudo afirma que Covid-19 pode causar surdez em casos raros; saiba mais
Estudo afirma que Covid-19 pode causar surdez em casos raros; saiba mais
Um estudo publicado na revista BMJ Case Reports, nesta quarta-feira (14/10), concluiu que a Covid-19 pode causar uma súbita e definitiva surdez em casos raros da doença. Até agora, foram informados apenas alguns casos no mundo.
"Apesar da considerável documentação sobre a Covid-19 e sobre os diversos sintomas associados ao vírus, falta debate sobre a relação entre o vírus e a audição", alertam os especialistas, recomendando que sejam feitos testes nos hospitais, incluindo na terapia intensiva, para aplicar um tratamento à base de esteroides.
De acordo com o estudo, um homem de 45 anos tratado para Covid-19 em um hospital britânico, que também sofre de asma, foi internado em terapia intensiva, sob respiração artificial. Os médicos lhe deram um tratamento à base de remdesivir (um antiviral), esteroides e troca de plasma sanguíneo. Ele melhorou, mas, uma semana depois de receber alta, ficou surdo do ouvido esquerdo repentinamente. Os testes determinaram que seus dutos não estavam obstruídos e seus tímpanos, intactos. Ele foi tratado com corticoides, mas se recuperou apenas parcialmente.
Ainda de acordo com a revista, depois de descartar outras possíveis causas, os médicos associaram essa deficiência auditiva ao coronavírus. Um primeiro caso semelhante foi anunciado em abril de 2020 na Tailândia.
LEIA MAIS: Tirullipa testa positivo para Covid-19 e desabafa; "coronavírus ainda não acabou"
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.