Senado aprova uso de recursos federais para garantir retorno às aulas em todo o país
Senado aprova uso de recursos federais para garantir retorno às aulas em todo o país
O Senado aprovou um Projeto de Lei (PL) que autoriza o uso de recursos federais em ações de segurança sanitária no retorno presencial das aulas na rede pública de ensino. A aprovação ocorreu na terça-feira (1/9) e, agora, o texto segue para análise da Câmara.
Segundo o PL, Estados, Distrito Federal e Municípios poderão usar os recursos da União para conseguirem se enquadrar à infraestrutura sanitária das escolas, distribuir equipamentos de proteção individual e material de higiene, contratar serviço de internet para os alunos que não puderem voltar às aulas presenciais, treinamento de profissionais para se adaptarem às novas condições sanitárias, entre outras ações.
O texto prevê que, caso haja aumento no contágio em decorrência da volta as aulas, elas deverão ser suspensas. O próprio PL, no entanto, determina que a retomada das aulas presenciais deve observar a orientação científica, a curva de contágio, o número de óbitos, a deliberação da respectiva comunidade escolar e apresentação, pela família, de relatório sobre a situação da saúde dos seus membros.
Dentre os recursos que podem ser utilizados nessas ações estão verbas recebidas por estados e municípios para enfrentamento da pandemia e recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) provenientes do Governo Federal.
O relator, Senador Fabiano Contarato (Rede-ES), explicou em seu parecer que, apesar da aplicação de recursos do SUS em escolas, não há desvio de finalidade na aplicação de uma verba direcionada à saúde, questão que chegou a ser levantada por alguns senadores durante a sessão.
LEIA MAIS: Mais três municípios baianos entram na lista de cidades com transporte suspenso; total chega a 359
LEIA MAIS: Número de casos ativos de Covid-19 diminui na Bahia: 10.094; confira os dados desta terça-feira
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.