OMS faz alerta sobre o uso de plasma no tratamento da Covid-19 após autorização dos Estados Unidos
OMS faz alerta sobre o uso de plasma no tratamento da Covid-19 após autorização dos Estados Unidos
Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela quanto ao uso do plasma de pessoas já recuperadas da Covid-19 para tratar pacientes ainda infectados. Segundo a OMS indícios aponta a eficiência do uso do plasma são de baixa qualidade.
Os Estados Unidos (EUA) aprovaram no domingo (23/8) o m tratamento chamado plasma convalescente, que é usado há tempos para tratar outras doenças. A técnica se baseia na retirada de plasma rico em corpos de pacientes que se recuperado novo coronavirus para colocá-los nas pessoas que ainda estão com a doença. O Instituto Nacional de Saúde dos EUA anunciou que está concedendo milhões de dólares para um teste de estágio intermediário de plasma convalescente.
A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, enfatizou que apenas alguns testes com plasma convalescente produziram resultados, e que até o momento os índios não foram convincentes o bastante para aprová-los, a não ser como terapia experimental. Ela explicou que alguns testes chegaram a mostrar algum benefício, porém foram pequenos e seus dados são inconclusivos por enquanto.
“No momento, ainda são indícios de muito baixa qualidade”, disse Swaminathan em entrevista coletiva. “Por isso, recomendamos que o plasma convalescente ainda seja uma terapia experimental, ele deveria continuar sendo avaliado em testes clínicos aleatórios bem concebidos.” declarou Swaminathan na segunda-feira (24/8).
O conselheiro-sênior da OMS, Bruce Aylward, acrescentou que, além da eficiência do plasma, também existem riscos de segurança em potencial que precisam ser verificados. "Existem vários efeitos colaterais", disse ele, que vão de febres suaves a lesões pulmonares graves ou sobrecarga circulatória. "Por essa razão, os resultados de testes clínicos são extremamente importantes." concluiu.
LEIA MAIS: "Saí do quarto com menos 2 Kg", diz Xuxa ao relembrar primeira vez com Ayrton Senna
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.