Diretor da OMS diz que Covid-19 é a pior emergência já enfrentada e elogia China, Alemanha e Coreia
Diretor da OMS diz que Covid-19 é a pior emergência já enfrentada e elogia China, Alemanha e Coreia
O coronavírus, que já infectou 16 milhões e causou a morte de 648.913 de pessoas em todo o mundo, é considerada a pior emergência global de saúde já enfrentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição é do diretor-geral, Tedros Adhanom Gebreyesus, dada nesta segunda-feira (27/7).
Durante entrevista coletiva virtual em Genebra, Itália, Tedros acrescentou ainda que somente com a adesão estrita às medidas de saúde, desde o uso de máscara até evitar aglomerações, é que o mundo poderá combater a pandemia.
"Onde essas medidas são seguidas, os casos caem. Onde elas não são, os casos sobem", disse ele, ao elogiar China, Alemanha e Coreia do Sul por controlarem seus surtos. Na quinta-feira (30/7), completam seis meses que a agência classificou a Covid-19 e, por conta disso, uma nova reunião será realizada para avaliar a pandemia.
Tedros ressaltou que, quando esse status foi atribuído ao novo coronavírus, em 30 de janeiro, havia apenas 100 casos da doença fora da China e nenhuma morte. Ele afirmou que apesar das mudanças no mundo nestes seis meses, a base das medidas de combate permanece a mesma: encontrar os casos por meio de testagem e rastreamento de contatos, isolar suspeitos e confirmados, oferecer tratamento àqueles com a doença.
LEIA MAIS: Com acusação de crimes contra a humanidade, Bolsonaro é denunciado no Tribunal de Haia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.