Bahia perdeu 20% da arrecadação em impostos no segundo trimestre em comparação ao ano passado
Bahia perdeu 20% da arrecadação em impostos no segundo trimestre em comparação ao ano passado
Os estados brasileiros registraram perda média de 18% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no segundo trimestre de 2020, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Rafael Tajra Fonteles. Na Bahia, a queda foi ainda maior, de 20%.
Os dados foram apresentados durante uma audiência remota da comissão mista que acompanha as ações do governo federal no combate à Covid-19, realizada nesta terça-feira (21/7). Das 27 unidades federativas, apenas Mato Grosso não registrou queda de arrecadação, conseguindo aumento de 4%. O maior prejuízo foi sofrido pelos estados do Acre (-49%), Amapá (-47%) e Ceará (-28%), segundo a Agência Senado.
Para o presidente do comitê, a queda já era esperada. "Desde março, o Comsefaz se antecipou ao que viria e fez um alerta ao governo federal sobre os impactos da crise sanitária nos entes, com quedas superiores a 20%. Mesmo com a retomada das atividades, os efeitos continuam, porque a crise não é só derivada do fechamento da economia, mas do comportamento dos agentes econômicos ", explicou.
"Folha [de pagamento] é o nosso grande problema de hoje e seguirá sendo. As nossas receitas não estão cabendo dentro das despesas. E temos aqui uma pressão muito, mas muito forte por aumentos salariais. E, quando falo em aumentos salariais, eu não falo só em revisões anuais, estou falando também em progressões e promoções", salientou a representante de Goiás, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt.
A comissão mista é presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) e tem a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) como vice-presidente. O relator é o deputado Francisco Jr (PSD-GO).
LEIA MAIS: Bahia tem menor área de seca desde agosto de 2015; fenômeno é registrado em mais de 75% do estado
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.