Cinco municípios baianos são acionados pelo MP por falta de transparência nos gastos públicos com a pandemia
Cinco municípios baianos são acionados pelo MP por falta de transparência nos gastos públicos com a pandemia
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou cinco municípios baianos por falta de transparência nos gastos públicos referentes ao enfrentamento do novo coronavírus. As cidades de Poções, Mirante, Bom Jesus da Serra, Boa Nova e Caetanos, foram ajuizadas.
Na ação civil pública, o promotor Ruano Leite explicou que os municípios não estão dando a devida e efetiva publicidade às informações com gastos públicos, e o objetivo é que os dados sejam publicados em site específico de cada município. Os dados devem conter informações como o número de leitor de enfermaria e de UTIs disponíveis; o número de casos notificados, em investigação, confirmados e recuperados da doença, mantendo esses dados em registros históricos; a quantidade de aparatos de testagem disponíveis; número de óbitos, e outros. Na ação, Leite pede que essas informações sejam publicadas e atualizadas diariamente, com linguagem acessível.
O MP solicitou ainda que os cinco municípios sejam obrigados a publicar o quantitativo de respiradores disponíveis, a quantidade de materiais e insumos existentes e ainda não disponíveis, mas já adquiridos, para o enfrentamento da pandemia, além do plano de contingenciamento atualizado e demais informações.
LEIA MAIS: Médicos dizem acreditar em subnotificação de casos e mortes da Covid-19, aponta pesquisa
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.