Reabertura das escolas deve acontecer em agosto e será misto de aulas presenciais com atividades a distância
Reabertura das escolas deve acontecer em agosto e será misto de aulas presenciais com atividades a distância
A reabertura das escolas acontecerá com uma mistura de atividades a distância, com uso de tecnologia, e aulas presenciais. A decisão foi debatida entre secretarias de Educação e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), mas, segundo a Folha de S. Paulo, o Ministério da Educação (MEC) não está participando do planejamento. Agosto é o mês mais provável para o retorno, mas secretários admitem que uma volta simultânea de todas as áreas do Brasil é inviável.
De acordo com a reportagem, o retorno provavelmente será por faixa etária, com alunos mais velhos voltando antes dos mais novos. As aulas presenciais, por sua vez, deverão ser em dias alternados, e a hipótese de ocupação dos colégios em turnos também está sendo pensada. Quando não houver atividade presencial, acontecerão aulas onlines, incluindo sábados.
Experiências internacionais, exigências sanitárias e cálculos sobre custos estão sendo levados em conta pelo Consed. "Teremos um documento orientador para as redes e também um protocolo para diretores, sobre os cuidados sanitários", diz Laura Souza, secretária-executiva de Educação de Alagoas e responsável pelos estudos no Consed. O presidente Jair Bolsonaro já defendeu publicamente a abertura das escolas, que estão fechadas desde março por conta da pandemia do novo coronavírus.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.